Quatro em um: Solar da Viscondessa, Grupo Escolar Dr. Quirino dos Santos, Cine Republica e Edifício Catedral.

Publicado 07/03/2014 por lcs2308
Imagem

Grupo Escolar Dr. Quirino dos Santos.

O Grupo Escolar Dr. Quirino dos Santos, foi criado pelo decreto de 31 de janeiro de 1900, sendo inaugurado em 14 de julho do mesmo ano, sob a organização do inspetor escolar professor Justiniano Viana. 

 Durante sete anos, esse estabelecimento funcionou em prédio  particular  situado na Rua Marechal Deodoro, nº 38, alugado pela Câmara Municipal. A escola se transferiu, depois, para um prédio reformado pela mesma Câmara, na Rua Dr. Costa de Aguiar, nº 1. Que antes era o  Solar da Viscondessa de Campinas, construído por seu pai, Joaquim Aranha Barreto de Camargo, onde hospedou em 1874 o príncipe imperial consorte do BrasilD. Gastão de Orléans, conde d’Eu, e onde também foram recebidos, por seu filho Joaquim Egydio de Sousa Aranha, marquês de Três Rios, a princesa imperial D. Isabel de Bragança, seu marido e os filhos do casal, em 1884, e os imperadores D. Pedro II e D. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, em 1886

Esse edifício possuía salas amplas e bem iluminadas, e ainda dispunha de um salão para as festas escolares. A mudança foi feita em 28 de agosto de 1907, quando foi dada ao Segundo Grupo Escolar de Campinas a denominação de Dr. Quirino dos Santos.10306555_533872490058001_8184048309949821008_n

O grupo mantinha um total de 10 classes: os 4 anos do curso preliminar em cada uma das seções, masculina e feminina, mais duas classes complementares do 1º ano. O número de alunos matriculados até 1908 foi de 430, sendo 217 meninas e 213 meninos. Atualmente, o prédio está ocupado por um estabelecimento comercial.

Depois o Grupo Escolar fechou as portas e em 1º de janeiro de 1926, sendo inaugurado o Cine República sob a administração da Empresa Coelho & Muniz, propriedade de Dolor Barbosa e Giuseppe Tiziani, possuía 2 mil lugares, e foi destruído por um incêndio sem vítimas, em 1944.  

Imagem

Cine República em 1940. Acervo “Geraldo Sesso Jr.”

Imagem

Incêndio, em 1944.

 

REFERÊNCIAS:

SÃO PAULO (Estado). Inspectoria Geral do Ensino. Annuario do
Ensino do Estado de São Paulo. São Paulo: Typ. Augusto
Siqueira & C., 1907-1908.

–  Biografia de Maria Luzia de Sousa Aranha.

– Bijou, Recreio e outros cines, Janete Trevisani.

– Retratos da Velha Campinas, Geraldo Sesso Jr.

Anúncios

Um comentário em “Quatro em um: Solar da Viscondessa, Grupo Escolar Dr. Quirino dos Santos, Cine Republica e Edifício Catedral.

  • Continuo procurando alguma fotografia da antiga fabrica da Coca Cola que existiu na avenida Imperatriz Leopoldina na Vila Nova, hoje no lugar existe um condomínio denominado JARDINS DO TAQUARAL.

    Curtido por 1 pessoa

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: