Monsenhor Camillo Passalacqua

Monsenhor  Camillo Passalacqua, nasceu no dia 07 de maio de 1858, em Scaléa, Província de Nápoles, Itália. Filho do Sr. João Passalacqua e Dona Raphaela Bello Passalacqua.

Em tenra idade iniciou seus estudos em Marselha, vindo depois para São Paulo, matriculado no Seminário em 02 de março de 1878. No dia 16 de junho de 1881 recebeu as Ordens do Presbiterato.

 Exerceu seu Ministério, em Campinas segundo provisão de 26 de setembro de 1890 e termo de 28 desse mês e ano. Foi lente catedrático e Reitor do Seminário, professor da Escola Normal, tendo composto obras valiosas de pedagogia e metodologia. De volta de uma viagem à Europa, por motivo de saúde, veio paroquiar aqui, realizando trabalhos de valor em sua gestão. Em 1900, foi nomeado Protonotário Apostólico ad Instar. Monsenhor Passalacqua foi sem dúvida um dos ornamentos do alto clero paulista e foi autor de várias publicações importantes de temas de piedade, religião e história.

  A Associação de São Vicente de Paulo, uma iniciativa do Dom Nery que, com o padre Camillo, convocou em 5 de abril de 1891, uma reunião de interessados. Só se admitiam homens nessa associação, cuja expansão seria rápida, servindo inclusive como matriz  de outras iniciativas destinadas à mesma finalidade: racionalizar, agilizar, e estender ainda mais o assistencialismo. Também atou na Santa Casa de Campinas.

Morreu no dia 12.06.1920.

                                 

REFERÊNCIAS:

Os excluídos: contribuição à história da pobreza no Brasil (1850-1930)

 Por José Roberto do Amaral Lapa

–  A HISTÓRIA DA SANTA CASA E DO HOSPITAL IRMÃOS PENTEADO, DR CIRILO PARDO MÊO MURARO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s