Vicente Amatte

Publicado 14/03/2014 por lcs2308

Vicente Amatte, nasceu nesta cidade, no dia 15 de fevereiro de 1920, na residência da família, na Rua Olavo Bilac, no  Cambuí. Filho de Rachel Baptista Amatte, falecida em 1957, aos 70 anos e de José Amatte.

Tinha como irmãos: Raphael, José Júnior, Francisco, Alcides, Ana, João e Antônio.

11083612_662976943848795_5128160902058613523_n

  Iniciou seus estudos no Grupo Escolar do Guanabara (Castorina Cavalheiro), transferindo-se depois para o Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, onde concluiu o ginásio. Trabalhou em vários estabelecimento comerciais.

Em 12 de julho de 1941, casou-se com Carmelita Cormanich, filha do fotógrafo Antônio Cormanich, tendo dois filhos: Marcelo e Cláudio Amatte, casado com Sueli Fiolo. Entre 1955 e 1962, Amatte, manteve um escritório de compra e venda de imóveis, liga à Companhia Imobiliária Campineira.

Começou a trabalhar com 20 anos, na Casa Lotérica, onde permaneceu até o ano de 1955. 

Em 1962, muda-se para Paulínia, comprando uma propriedade chamada “Estância Santa Maria”. Na propriedade eram cultivados algodão, berinjela, cana-de-açúcar, pimentão, tomate, entre outras pequenas culturas. A estância foi vendida em 1972 para uma empresa transnacional que se instalaria no município de Paulínia.

Era sócio e torcedor fanático da Associação Atlética Ponte Preta, clube campineiro com o qual colaborou ativamente, seja em cargos, como diretoria e vice-presidência, seja financeiramente, especialmente quando da construção do Estádio Moysés Lucarelli.

A popularidade de Amatte entre a população paulinense despertou,  recebeu o convite ingressando naa ARENA local, passando a ser muito atuante entre a população da cidade. Um dos grandes incentivadores para o desenvolvimento do esporte na cidade. Uma reunião realizada no dia 8 de agosto de 1968, em sua residência, definiu as bases de sua candidatura. Dentre os presentes, o então vice-prefeito, Luís Vansan. Outra reunião, realizada no dia 14 de novembro, concretizou a candidatura de Amatte, tendo Luís Vansan como vice-prefeito.

                 Faleceu, em 1994.

                             

Referência

  • Brito, Jolumá, «Vicente Amatte», Resenha Tributária, História da cidade de Paulínia, 2, São Paulo: 1974
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: