Desinfectório Central de Campinas

Publicado 09/04/2014 por lcs2308
image-156

Entre [1896 e 1906] – acervo Geraldo Sesso Jr./CMU. Obs.: A foto mostra o que deve ser um ângulo da área interna do antigo Mercado Grande, no qual havia doze boxes. Era um recinto fechado com portões de entrada e saída.

  Em julho de 1896, o Governo do Estado de São Paulo, designava uma Comissão Sanitária para realizar o saneamento e higienização definitiva da cidade, o que iniciou em 4 de agosto de 1896.

         Para tanto, foi destinado o edifício do Mercado Grande, que adaptado para acomodar cocheiras, estufas, rouparia, banheiros, câmaras de gás sulfuroso, incineradores etc., serviu para que ali fosse instalada a Comissão Sanitária, sob o nome de Desinfectório Central. Ficava no número 28 da Praça Carlos Gomes(hoje Avenida Anchieta), tendo funcionado entre 1896 a 1918, quando demolido o prédio, o terreno foi aprovado para construção da Escola Normal Carlos Gomes.

        

         Enquanto se destinou ao comércio, essa área recebia grande afluência de negociantes e de públicos consumidor, levando as autoridades a baixar um Regulamento que disciplinava a presença do convívio local. Possivelmente, os prédios que compunham o antigo Mercado sofreram adaptações para poderem receber as instalações  do Desinfectório.

            A foto mostra cinco carroças com quatorze funcionários uniformizados, no que se incluem os quepes, que tinham a seu cargo o serviço de transportes ligados à desinfecção da cidade.

                     

 

REFERÊNCIAS:

José Roberto Amaral Lapa;

Adriano de Barros;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: