BANDA CARLOS GOMES

Publicado 10/04/2014 por lcs2308

 BREVE HISTÓRICO DA BANDA CARLOS GOMES

FUNDAÇÃO

Em 4 de julho de 1895, com a denominação de “Banda Ítalo-Brasileira”,  seus fundadores, nomes atualmente reverenciados à história campineira, o músico Constantino Suriani, seu primeiro maestro, Michele de Fillipis, Giustino Scarmufo, Domenico di Curcio, Giovanni Suriani, Paulo Suriani, Romualdo Suriani, Pamphylo Sabattini, Benjamin Constant da Silva, Giuseppe Troiano, Ernesto Ricci, Pompeu de Tullio, Martinho Bhade, Clemente Hilkner, Paulo Suriani, Francisco Bucci, Marco Vivarelli, Francisco di Tullio, Umberto Troiano, Natale Salateo, Francisco Vivona, Palmério Suriani, Diogo Bratifisch, João de Tullio e Gabriel Vasconcelos.

REGENTES ILUSTRES

Constantino Suriani, José Troiano, Salvador Bove e João Di Tullio, o primeiro no século 19 e os demais no século 20.

 EVENTOS IMPORTANTES

Em 1900, participou da inauguração da sede da Societá Italiana “Lavoro e Progresso” de Sousas; em 1903, recepcionaram o ilustre inventor Santos Dumont, o “Pai da Aviação”,  em sua visita à Campinas; em 1922, recebeu o título de campeã no desfile do Rio de Janeiro, em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil; em 1936 teve marcante participação no Centenário de Nascimento do Maestro Antonio Carlos Gomes;  em 1986 ano do Sesquicentenário de nascimento de Carlos Gomes; em 1995 recebeu a Medalha Carlos Gomes, pelo seu centenário de fundação; em 2003, Diploma “Honra ao Mérito”,pelos 108 de existência; em 2004, Diploma de Honra ao Mérito “Herbert de Souza-Betinho”, todos por indicação da Câmara Municipal de Campinas.

Anualmente, desde 1950, realiza concertos junto ao Monumento-Túmulo de Carlos Gomes, na Semana e Mês de Carlos Gomes, promovidas pela Secretaria de Cultura de Campinas; em 2003 e 2004. concertos sinfônicos no aniversário da cidade, a 14 de julho em sessões solenes da Câmara Municipal de Campinas.

 

SEDE SOCIAL

 Início das obras no final dos anos 20 do século XX, com doações da população da cidade, especialmente dos Srs. Domingos Paulino, Felício Lucarelli, Irmãos Coluccini, Octávio(Ottaviano) Papaiz, José Bonetti, Affonso Collaferi, Ângelo Franceschini, Núncio Antonelli, José Guernelli, Pedro A. Andersson, Júlio Gerin, entre dezenas de outros. Na inauguração em 4 de julho de 1931, estavam presentes o Prefeito Dr. Orosimbo Maia, o Vice-Consul da Itália Cav. Giovanni Moscardi, o Delegado de Polícia Dr. Durval Góes Monteiro e o Cônego da Paróquia de Santa Cruz, Dom Ydilio Soares.

A partir de 2005 é imóvel tombado pelo CONDEPACC, conf. Resolução n. 60

(DOM. de 22.06.05), passando à condição de Bem Histórico e Cultural de Campinas.

 

RESTAURO

Entre 2004 e 2006 o prédio foi restaurado pelo Estúdio Marcos Garcia, com recursos da Sanasa, através de projeto aprovado pela Lei Rouanet.

 

HOJE –

A banda tem hoje mais de 40  músicos entre efetivos, bolsistas e aprendizes, mantendo-se em funcionamento ininterrupto desde a sua fundação no século 19, passando por várias fases, desde gloriosos dias na primeira metade do século passado até a quase extinção mais recentemente, sobrevivendo e lutando por novas conquistas e reconhecimento dos poderes oficiais. Neste particular, louve-se a dedicação e esforços de nossos mais novos regentes, Vilmar Sartori (entre 1995 e 1999) e Wilson Domingos Dias (desde 2000)a quem a cidade de Campinas deve sua história recente.

 

NOVOS PROJETOS

 A banda foi premiada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas-F.I.C.C. da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas nos Editais 2007/2008 e 2008/2009 ambos executados no decorrer do ano de 2009.

Na área do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (PROAC) teve seu projeto de implantação de uma Banda-Escola para a formação musical de até 100 (cem) adolescentes aprovado.  A captação de recursos  foi realizada no início de 2010,  e o projeto  executado com sucesso no mesmo ano e avançando até o mês de junho de 2011.

Banda Ítalo-brasileira em 1922

 

Imagem

João Di Tullio

 

Anúncios

4 comentários em “BANDA CARLOS GOMES

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: