Manoel Alexandre Marcondes Machado

Publicado 11/04/2014 por lcs2308

Nasceu em Vassouras, Rio de Janeiro em 1877. Filho de Manuel Ribeiro Marcondes Machado e da Sra. Eulália dos Santos Marcondes Machado.

Dr. Manoel Marcondes Machado

Tinha como irmãos:

* 1- Zenobia, falecida em 19.02.1957, aos 64 anos, casada com Camilo de Oliveira Penna;

*2- Tarquínio, falecido em 22.11.1973, aos 92 anos, casado com Evangelina(Tita) de Godoy;

*3- Maria da Glória, falecida 12.09.1956, casada com Antônio Amador de Godoy Moreira;

*4- Frederica, 14.05.1963, aos 85 anos;

*5- Alexandre Manuel, falecido em 28.08.1944, aos 56 anos, casado com Luiza Keffer;

*6- Francisco, casado com Alice Costa;

* 7- José Trajano, falecido em 1957, aos 76 anos, casado com América;

*8- Eulália, casada com Octaviano;

*9- Risoleta, casada com Thomaz Edmundo Mauger;

Seus estudos iniciais deram-se no Colégio Santa Cruz, em Guaratinguetá e no Curso Preparatório em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo. Em 1894, mudou-se com seus pais para a capital do Estado, onde prosseguiu seus estudos. Ingressou como praticante nos Correios e Telégrafos em 1895, via concurso público, transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1898. Nesta cidade, inscreveu-se no curso de medicina, passando por sérias dificuldade financeiras para cumprir com suas obrigações funcionais e com os estudos. Durante o quarto ano do curso, foi aprovado em concurso para interno no Hospital da Marinha, estagiando no Hospital Central da Ilha das Cobras e no Hospital de Beribéri.

Graduou-se em 1903. Defendeu tese , em 1904 “Da bronco-pneumonia complicando a coqueluche”. Retornou a São Paulo, iniciando suas atividades profissionais no distrito de Sousas. Nesta localidade, instalou seu consultório médico, bem como um laboratório para produção de soros. Começou sua clínica em Sousas, ao lado do saudoso Dr. Barbosa de Barros, onde permaneceu 6 anos, tendo exercido os cargos de Juiz de Paz, e médico do Posto de Tracoma, gratuitamente. Seu laboratório ganhou notoriedade ao fornecer soro renal caprino para tratamento do então Presidente da República Afonso Pena, rendendo-lhe convite para atuar como pesquisador no Hospital de Manguinhos, convite este que recusou.

Em 1910, transferiu sua clínica para o centro de Campinas, dedicando-se à clínica geral, à ginecologia e à obstetrícia. Ingressou no corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia  e do Circolo Italiani Uniti, hoje Casa de Saúde Campinas. Em 1913, ficou por um período afastado por causa de uma enfermidade.

Em 1918, assumiu a direção do posto de vacinação anti-variólica da Prefeitura . Participou ativamente da campanha contra a gripe espanhola, acabando por contrair a doença, da qual recuperou-se após 60 dias de convalescença. Foi presidente do Asylo de Inválidos(hoje Lar dos Velhinhos) por 25 anos consecutivos.

Em 11 de abril de 1947, foi nomeado prefeito pelo governador Adhemar de Barros, exercendo o cargo até o final do mesmo ano. Durante seu curto mandato, apesar das dificuldades financeiras pelas quais passava o município, ampliou a capacidade do sistema de abastecimento de água e iniciou a aquisição da área onde hoje se encontra o Aeroporto de Viracopos. Fez parte da diretoria do extinto Jornal “A Defesa”, na década de 1950. Em 1954, em sua residência, afim de prestar-lhe uma homenagem, por motivo da passagem do cinqüentario de sua formatura em Medicina. Saudado pelo amigo, Mário Gatti, o homenageado agradeceu!

Faleceu em 1968, aos 90 anos. Era casado com a Sra. Maria Isabel Marcondes Machado.

Campinas de Outrora!

1954

 Imagem

Referências

*Correio Popular;

* Genealogia Paulistana, de Silva Leme;

* Wikipédia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: