Campineiro ou campinense, eis a questão

Publicado 24/04/2014 por lcs2308

Imagem

Academia Campinense - década de 1970

Academia Campinense , década de 1970. Foto Almeida Lopes.

   Tudo isto demonstra, e já na época era claro, que esta discussão era puramente acadêmica, ou no linguajar do povo “pura besteira”. Haja vista, que o termo “campineiro” já havia se tornado comum entre a população e este era usado como “aquele que nasceu em Campinas”. E o termo “campinense” também já havia sido eternizado para quem nasce em Campina Grande. E como diz aquela frase latina “Vox populi, vox Dei” e ponto final.

 

Fica-se CAMPINEIRO para quem nasce em Campinas e como finaliza Benedito Barbosa Pupo: “Embora se considere o adjetivo “campineiro” uma anomalia gramatical, como brasileiro e mineiro, o nome já está consagrado, pois designa quem nasce em Campinas. O termo campinense está ligado à cidade paraibana de Campina Grande. Alguns alegaram que o termo campineiro é plebeu ou rude por denominar ‘trabalhador do campo’. Mas adotar o erudito campinense não havia possibilidade, pois seria ‘tomar’ tradições que pertence legitimamente à cidade da Paraíba”.

Campinense ou Campineiro
Os dois parônimos para as pessoas nascidas em Campinas (ou para instituições criadas na cidade) são corretos. Tanto pode ser “campineiro”, quanto “campinense”. Os nascidos aqui são chamados, em toda e qualquer parte, de “campineiros”. E, no entanto, as duas formas de tratamento são rigorosamente corretas. É pura questão de hábito, tradição e de desconhecimento por parte das pessoas que acham a segunda forma errada. Os ilustres (e saudosos) fundadores da academia quiseram que o nome fosse “Campinense” e “Campinense” ficou.

Referências:

*Celso Maria Mello Pupo;

* Maria Conceição de Arruda Toledo;

*Francisco Ribeiro Sampaio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: