Nelson Mangeon Martins

Publicado 23/05/2014 por lcs2308

Nelson

Imagem

Bonitão desde jovem, Nelson Mangeon Martins foi o primeiro garoto-propaganda do Brasil. Na década de 1950, ele estrelou o anúncio da brilhantina da Gessy publicado na revista O Cruzeiro. Pelo trabalho, recebeu 600 mil réis, quantia suficiente para pagar o parto de seu filho, Fernando Martin, hoje produtor cultural em Campinas. Ele e a irmã Renata sempre se orgulharam da beleza do pai, marcante também pela alegria. “Ele estava sempre bem-humorado e dizia frases inesquecíveis”, conta o filho. Fernando comenta que o pai tinha um semblante parecido com o de George Clooney, astro de cinema que faz as mulheres suspirarem, mas nem por isso era um cara convencido. Simples e de bem com a vida, gostava de praticar esportes, entre eles o remo. Ilka, irmã de Nelson, também era dona de uma beleza cobiçada na juventude, o que lhe rendeu o título de Miss Culto à Ciência em concurso organizado pelo Colégio Culto à Ciência. Milton, outro irmão, era boa pinta e tinha traços que lembravam os do ator Sean Connery. Pode? Nelson morreu em 2007, aos 82 anos, deixando muitas saudades. Manteve a amizade com a ex-mulher Odila Maria Cecília de Oliveira Sartorelli, mãe de seus dois filhos, até o fim. Ela tem hoje 88 anos. Avô é nome de rua A Farmácia Roldão pertencia a Benedicto de Carvalho Martins, pai de Nelson e farmacêutico de confiança do médico Penido Burnier, fundador do hospital que leva seu nome em Campinas. Nelson trabalhou no local e era responsável por aviar as receitas de Burnier. A Rua Dr. Henrique Mangeon, no Guanabara, homenageia o avô de Nelson.

 Imagem

Milton, Nelson e Wilson Mangeon Martins..jpg

Milton, Nelson e Wilson Mangeon Martins. Acervo “Fernando Martins”.

Carnaval: Milton, Nelson e Wilson Mangeon Martins.jpg

Carnaval: Milton, Nelson e Wilson Mangeon Martins.Acervo “Fernando Martins”.

Benedicto de Carvalho Martins e Alzira Mangeon Martins e os 04 filhos Milton, Nelson, Wilson e Ilka..jpg

Benedicto de Carvalho Martins e Alzira Mangeon Martins e os 04 filhos Milton, Nelson, Wilson e Ilka. Acervo “Fernando Martins”.

Nelson Mangeon Martins e Odila Maria Cecília de Oliveira Sartorelli, em 1947 na Ilha de Paquetá..jpg

Nelson Mangeon Martins e Odila Maria Cecília de Oliveira Sartorelli, em 1947 na Ilha de Paquetá. Acervo “Fernando Martins”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: