Marco Padilha

Publicado 19/06/2014 por lcs2308

Marco César Padilha, nasceu no dia 21 de novembro de 1955, nesta cidade .

 Iniciou os estudos de teoria musical, piano e iniciação à composição, com o pianista e compositor Orlando Fagnani, aos 15 anos de idade.

Imagem

Foto: Carlos Bassan:

 

É formado em piano e matérias complementares pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas. É bacharel em composição pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Teve sua formação como compositor estudando com o compositor Almeida Prado, que foi aluno em Paris de Nadia Boulanger e Olivier Messiaen, herdando assim a tradição da música européia. Realizou aperfeiçoamento em piano, estudando interpretação e estilo, com a pianista Isabel Mourão.

Foi professor de História da Música no Conservatório Musical Carlos Gomes e Conservatório Musical Campinas. Na Faculdade Santa Marcelina – FASM, em São Paulo, lecionou durante seis anos, História da Música, Orquestração, Música Contemporânea e Iniciação à Composição.

Um dos mais importantes compositores de sua geração, teve participação em eventos como: Panorama da Música Brasileira Atual (Rio de Janeiro), Festival de Música Nova (Santos – São Paulo) e Festival Internacional de Campos do Jordão.Tem obras apresentadas pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas,Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Conjunto de Música Nova de Zurique e Les Sacqueboutiers de Toulouse.

Tem obras apresentadas por renomados intérpretes como Antonio Meneses, Sônia Rubinsky, Nahim Marun, Rafael Altino, e regida pelos maestros Roberto Duarte, Ailton Escobar, Roberto Tibiriçá, Roberto Farias, Karl Martin, Lutero Rodrigues, Ligia Amadio, entre outros. Seu catálogo de obras inclui composições para piano solo, viola solo, violoncelo solo, flauta transversal solo, música de câmara, concertos, orquestra sinfônica e também para instrumentos de música antiga.

Compositor com um estilo entre tradicional e moderno, utiliza as linguagens modal/tonal/serial com liberdade expressiva, salientando o aspecto formal. O compositor se destaca pelo lirismo e dramaticidade.

Em 1992, sua obra Mystagogós – Hommage à Olivier Messiaen Op. 14, foi escolhida pelo Conjunto de Música Nova de Zurique, entre obras de sessenta compositores brasileiros, para encerrar a apresentação do Conjunto, durante o Festival Internacional de Zurique (Suíça), dedicado nesse ano à cultura brasileira.

Sua obra L’Amour Oublié – Hommage à Paul Verlaine, encomendada pelo conjunto Les Sacqueboutiers de Toulouse-França, foi apresentada em primeira audição mundial, em 07 de outubro de 2010, em Toulouse, recebendo grande elogio da crítica especializada. Sendo esta obra a única encomenda feita pelo conjunto a um compositor brasileiro.

O seu Concerto para viola e orquestra Op. 13, tem causado efusivos comentários por intérpretes e pela crítica, como uma das mais importantes obras escrita para esse instrumento no século XX.

É editado pela Editora Irmãos Vitale, no Brasil, e pela TONOS Musik Verlag, na Alemanha.

É autor do Hino da cidade de Itupeva, estado de São Paulo, em conjunto com a compositora Daniele Gugelmo.

É membro da Academia Campineira de Letras e Artes, onde ocupa a cadeira Padre José Maurício.

Por suas atividades e pelo conjunto de suas obras, recebeu a Medalha Carlos Gomes, Diploma de Honra ao Mérito e Título de Cidadão Emérito, honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Campinas.

Seu Concerto para Violoncelo e Orquestra, teve sua estréia mundial realizada em 22 de novembro de 2012 pela OSESP com solo do violoncelista Antonio Meneses, que em 3 dias de apresentação (22, 23 e 24/11), encerrou sua participação como 1º Artista Residente convidado pela Orquestra. Com regência de Giancarlo Guerreiro, a obra foi recebida efusivamente pelo público.

 

13413667_1315599735120281_2392887604230743682_n

Há 38 anos atrás o Compositor Almeida Prado lançava Marco como compositor para o mundo!!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: