Olívia Guedes Penteado

Publicado 27/06/2014 por lcs2308

 Olívia Guedes Penteado, nasceu nesta terra, no Largo da Matriz Velha (Praça Bento Quirino), em 12 de março de 1872. Era filha do barão de Pìrapitingüy, Tenente-Coronel, José Guedes de Souza e de D. Carolina Leopoldina de Almeida e Souza. Descendentes de Barreto Leme.

Foi batizada em 25 de abril de 1872, sendo afilhada de Antônio Pinheiro de Ulhôa Cintra e Adelina Henriqueta.

 Passou a infância na propriedade do pai, a Fazenda da Barra, em Mogi Mirim, tendo estudado em casa com professores particulares e, por algum tempo, no Colégio Bojanas. Posteriormente, a família transferiu-se para São Paulo e passou a morar na Rua Ipiranga.

Olívia, conheceu os amigos modernistas em Paris, onde morava, e trouxe para o Brasil pela primeira vez exemplares da obra de Pablo Picasso e Marie Laurencin, entre outros. Olívia Penteado criou o Salão de Arte Moderna, a partir de 1923, quando voltou a morar no país.

Aos 16 anos, Olívia casou-se com seu primo, Ignácio Leite Penteado. A jovem lutou pelo voto feminino e ajudou a eleger a primeira mulher para uma constituinte. Preocupada com as condições das viúvas e dos órfãos dos voluntários, trabalhou intensamente durante a Revolução de 1932.

Dona Olívia morreu no dia 9 de junho de 1934, de apendicite.

 Imagem

 

 

Insira uma legenda

 

No Egito, em frente às pirâmides, da esquerda para a direita : D. Baby Ramos, D. Olivia Guedes Penteado e Dra. Carlota Pereira de Queiroz.

 

 

As companheiras de viagem, em foto feita por Mário de Andrade, no Alto Solimões: Olívia Guedes Penteado, Margarida Guedes Nogueira e Dulce do Amaral Pinto, a Dolur, filha da pintora Tarsila do Amaral. 

 

Na fotografia da esquerda para a direita – Sra Lena Burchard Reverdo, Sra Lú Burchard Reverdo, Sra. Olívia Guedes Penteado, Sra. Carlota Pereira de Queiroz, Sra. Maria Penteado Camargo, filha da Sra. Olívia Guedes e mais duas senhoras que não foram identificadas.

 

 

 

Família Guedes . Da esquerda para a direita José, Alfredo, Baronesa e Barão de Pirapitinguy, tendo em seu colo Altimira, sentada no banco Carolina, em pé apoiada Olívia e Mário.

Família Guedes, da esquerda para a direita: José, Alfredo, Baronesa e Barão de Pirapitinguy, tendo em seu colo Altimira, sentada no banco Carolina, em pé apoiada Olívia e Mário.

 

 

Seus irmãos: Albertina Guedes Nogueira, Carolina, Olívia, Altimira Guedes Penteado e José Guedes.

Seus irmãos: Albertina Guedes Nogueira, Carolina, Olívia, Altimira Guedes Penteado e José Guedes.

 

 Há exatos 110 anos, um requintado jantar à la carte foi oferecido por Olívia Guedes Penteado, casada com seu primo Inácio, inaugurava a nova e refinada residência do

casa situada na rua Duque de Caxias (atual avenida), esquina com Conselheiro Nébias, no elegante bairro de Campos Elíseos. (à esquerda: Palacete Olívia Guedes Penteado 
Eclético, cujas linhas basearam-se no Risorgimento italiano, o palacete foi projetado por Ramos de Azevedo. Nas obras que se iniciaram em 1895, foram empregados materiais importados, especialmente da Itália, de onde também trouxeram a austera cúpula que arrematava o corpo semi-hexagonal voltado para a confluência das citadas ruas. Segundo a historiadora Dra. Maria Cecília Naclério Homem, Yan de Almeida Prado comparava-o ao Palácio Pallavicini de Gênova, pois fora construído no alinhamento das vias; ou seja, sem jardins fronteiriços.
Descendente de ricos cafeicultores – filha dos Barões de Pirapitingui –

Dna. Olívia recebia convidados às terças-feiras em saraus em que tocava harpa. Após o falecimento de seu marido, em 1913, Dna Olívia também dá início a recepções em sua residência de Paris, onde recebia brasileiros, artistas, intelectuais e diplomatas franceses. (à direita: Retrato de Dna. Olívia Guedes Pentado – Dez anos depois, ainda na capital francesa, interessar-se-ia pelas vanguardas artísticas europeias e tomaria contato com parte do grupo de modernistas brasileiros: Oswald de Andrade, Paulo Prado e Tarsila do Amaral. Por intermédio destes, frequentaria os ateliês de artistas renomados como Picasso, Brancusi e Lèger. Nesse período, adquire a obra Mise au Tombeau (Sepultamento) de Victor Brecheret, premiada no Salão de Outono de Paris (1923). Atualmente, a peça encontra-se sobre o seu túmulo no Cemitério da Consolação, em São Paulo.
Naquela época, num de seus retornos a São Paulo inauguraria um pavilhão modernista, nas dependências da antiga cocheira do palacete da Conselheiro Nébias, especialmente preparada por Warchavchik e Lasar Segall para abrigar obras modernas adquiridas na Europa (notadamente um quadro de Léger) e que não se coadunavam em relação à sisuda decoração do restante da residência. Nesse local, Dna Olívia promoveria as famosas reuniões freqüentadas pela plêiade de intelectuais e artistas modernistas – destacando-se a presenças de Villa-Lobos, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Guilherme de Almeida, entre outros.
O palacete, no entanto, foi demolido na década de 1940 em virtude da

ampliação da Av. Duque de Caxias, promovida prefeito Prestes Maia. Por volta do ano do IV. Centenário da Cidade de São Paulo, no terreno remanescente ergueria-se o portentoso edifício do Hotel Comodoro, um dos marcos da verticalização da metrópole paulistana. (à esquerda – Hotel Comodoro.

Referência bibliográfica:
HOMEM, Maria Cecília Naclério. O palacete paulistano e outra formas de morar da elite
Cafeeira: 1867-1918
. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Referências

  1.  Mônica Raisa Schpun, « Regionalistas e cosmopolistas : As amigas Olivia Guedes Penteado e Carlota Pereira de Queiroz .
  2.  Contemporânea [1915]-1926 [cópia digital, Hemeroteca Digital]
  3. Leme, Silva – Genealogia Pulistana, livro 3, Penteados, pag. 430, item 4.6
Anúncios

2 comentários em “Olívia Guedes Penteado

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: