A elegância das damas de antigamente

“A moda de 1800 e bolinha não era muito variada, mesmo assim as campineiras gostavam de ter muitos vestidos e acessórios. Há registros dos figurinos da baronesa de Ataliba Nogueira, fã de veludo e sedas finíssimas. Ela também caprichava no quesito ‘aparelho’, palavrinha esquisita usada para designar os enfeites de cabelos.

O vestido balão, com saia vasta sobre uma armação de arcos de arame e barbatanas, aos poucos foi sendo substituído pelos modelos confeccionados com tecidos encorpados. Quem tinha posses costumava comprar um ou outro em Paris. Clores claras, detalhes em renda, flores ornamentando a frente e as laterais das saias.
Leques não faltavam nos pertences das damas, bem como trajes com decotes ousados na frente e nas costas. Os vestidos das solteiras tinham caudas mais curtas, ao contrário dos usados pelas elegantes senhoras casadas, com caudas maiores. Na metade do século, os homens usavam casaca bordada, sapatos de verniz preto com fivelas de prata lisa e meias de seda.
As senhoritas do passado ficariam malucas se conhecessem os closets modernos. Entre 1822 e 1831, a cômoda ampla, com gavetas largas para rouparia, era uma das peças do mobiliário que as donzelas mais gostavam. Foi em torno de 1836 que a cômoda com prateleira invadiu as casas das vaidosas, embora bem antes disso já fosse comum ter um oratório, também na cômoda, com imagens da família, castiças e campainha para usar em dia de missa celebrada na residência. Tudo nos trinques.

Luxo
Em 1865, durante uma das tradicionais festas do Espírito Santo, Visconde de Taunay visitou Campinas e escreveu uma carta para a irmã. Dizia: “No sábado, as senhoras com vestidos de seda e muito luxo carregavam grandes pesos e percorriam a cidade a pé”.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s