Jockey Club Campineiro

Publicado 06/07/2014 por lcs2308

O prédio, em estilo eclético e com elementos do art nouveau e da neo-renascença, teve sua construção concluída em 1925, tendo sido eleito em 2008 uma das Sete Maravilhas de Campinas , possui 1.371,8 m² e três pavimentos.

O edifício foi construído para ser sede do Jockey Club Campineiro, fundado em 19 de setembro de 1877, por: Antônio Egydio de Sousa Aranha, Francisco Elisiário , Francisco José de Camargo Andrade (Capitão Chico) e José Francisco Aranha. Sua praça de corridas era o Hipódromo do Bonfim. Da época da conclusão de sua sede até a década de 1970, o clube viveu um período de muito movimento, sendo palco de festas, recitais de piano, violino e canto.

  Com o fim das corridas de cavalos, o clube entrou em decadência, mas continuou a existir. O prédio foi completamente revitalizado, passando a abrigar além da sede do clube e de um restaurante pré-existente, uma casa noturna. Em 2008, a revitalização do edifício do Jockey Club Campineiro foi concluída com a instalação de um projeto luminotécnico.

Hipódromo do Bonfim

O Hipódromo do Bonfim, localizava-se onde hoje estão o viaduto da Avenida Lix da Cunha e uma unidade do SESC . Em 1965, a Prefeitura Municipal, proprietária de parte do terreno, requisitou a área, tendo sido as corridas transferidas para o Hipódromo Boa Vista.

Hipódromo Boa Vista

O Hipódromo Boa Vista, funcionou de 1968 a 1974, sem a mesma frequência de público do anterior. Em 8 de maio de 1974 foi realizado o último páreo campineiro. O local foi vendido e hoje é utilizado como centro de treinamento de cavalos. E o Centro de Treinamento de Campinas, pertencente ao Jockey Club de São Paulo onde estão alojados centenas de cavalos de corrida. Este centro faz parte do projeto de desmobilização do Jockey Club de São Paulo, que inclui a venda da área para incorporadoras imobiliárias.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: