Maria Umbelina Couto

 Maria Umbelina da Cruz Alves Couto, nasceu nesta cidade, no dia 8 de janeiro de 1848. Filha de Custódio Manuel Alves, que foi presidente da Câmara Municipal de Campinas e de Anna Carolina de Barros, filha do Capitão Luís Silvério de Barros e de Anna Esméria da Cruz.

  Benemérita, idealizadora e fundadora do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, tradicional instituição de ensino. 

 

Maria Umbelina Alves Couto.
Maria Umbelina Alves Couto.

    Na época em que as senhoras raramente saiam às ruas desacompanhadas, uma mulher casada, mãe de três filhos, que levava uma vida confortável, batia de porta em porta por uma causa nobre. Sensibilizada com o crescente número de órfãos, vítimas da febre amarela, visitava as casas dos campineiros para solicitar donativos e criar uma instituição para abrigar as crianças sem lares.  Assim, mobilizou toda a sociedade campineira, angariando significativos recursos, além daqueles que ela própria e muitos de seus parentes legaram. Em atitude rara numa época em que o machismo imperava, Maria Umbelina ia pedir, de porta em porta, contribuições para que pudesse concretizar seu objetivo.

  Ao seu encontro veio o Cônego João Baptista Correia Nery, mais tarde o primeiro bispo de Campinas, que posteriormente entregou a instituição aos auspiciosos cuidados dos padres salesianos de Dom Bosco. Graças à iniciativa de Maria Umbelina e à ajuda de Dom Néri, assim como de Geraldo Ribeiro de Sousa Resende e Maria Amélia Barbosa de Oliveira (Barões de Geraldo de Resende) e de Francisco Bueno de Miranda e Amélia Alves Bueno de Miranda (na época proprietários do Bosque dos Jequitibás) – que doaram a área onde foi erguido o colégio. Ora, embora ela desejasse que a obra fosse dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. A pedra foi lançada em 1892 e a inauguração só ocorreu cinco anos depois, em 21 de julho de 1897. 

   Em 1900, Maria Umbelina presidiu, pouco antes de sua morte, o Apostolado da Oração da Irmandade de Santa Cruz, tendo participado de várias outras obras e ações de caridade. Publicado em jornal da época: “E note-se que a veneranda conterrânea não se alheou um dia sequer dos impositivos de sua caridade infinita. Aqui alentava uma instituição; ali cooperava para uma obra pia; lá concorria para uma assistência social; além acolhia uma solicitação particular; acolá atendia inúmeros desprotegidos da fortuna. Enfim, quem teve a honra de privar de sua amizade, sabe que a sua existência foi como uma linha reta: num extremo, a dedicação ao seu lar; no outro , o amor pelos que sofriam.”

Em 1909, passou a denominar-se Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. 

Casou-se em 7 de maio de 1870, com o major Antônio Francisco de Andrade Couto, prestante cidadão, comerciante e fazendeiro em Campinas, vereador em diversas legislaturas, com quem teve três filhos: Altemira Alves Couto, casada com o Dr. Adriano Júlio de Barros;  Maria Alves Couto de Barros, casada com Sabino Júlio de Barros e o Major Herculano Alves Couto, casado com Rachel Judith de Oliveira Valente.

Morreu no dia 21 de julho de 1903, nesta cidade.

Recebeu diversas homenagem entre a elas a rua, situada no bairro Taquaral,  que presta tributo a sua memória.

Bibliografia

  • AMARAL, Leopoldo. O Liceu Salesiano N. S. Auxiliadora, um monumento erigido pela caridade. In Monografia histórica do Município de Campinas. Rio de Janeiro: Serviço gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1952.
  • DUARTE, Rafael de Andrade. Traços biográficos de Custódio Manuel Alves. In Revista do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, 1904.
  • NEGRÃO, Ana Maria de Melo. Arcadas do tempo: o Liceu tece 100 anos de história. São Paulo: DBA, 1997.
  • OTÁVIO, Benedito & MELILLO, Vicente (org.). Almanaque histórico e estatístico de Campinas. Campinas: Casa Mascote, 1912.
  • SILVA LEME, Luís Gonzaga da. Genealogia paulistana. São Paulo: Duprat & Comp., 1904-05.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s