Barão de Ataliba Nogueira

Publicado 11/08/2014 por lcs2308
Barão de Ataliba Nogueira.

Barão de Ataliba Nogueira.

 

João de Ataliba Nogueira (Barão de Ataliba Nogueira), nasceu nesta cidade, no dia 08 de setembro de 1834. Filho de José Teixeira Nogueira e de Anna Euphrosina de Almeida, filha de Joaquim José de Almeida e de sua 1.ª mulher Catharina Leme de Godoy.

 

Barão de Ataliba, Cel. José Teixeira Nogueira e Joaquim Teixeira Nogueira de Almeida, em março de 1914.

Barão de Ataliba, Cel. José Teixeira Nogueira e Joaquim Teixeira Nogueira de Almeida, em março de 1914. Foto: Haraldo Egydio Santos.

 

 

Formou-se em Ciências Jurídicas, em 1858, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. De volta a Campinas exerceu a advocacia. Era membro do antigo Partido Liberal;  Foi presidente da Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, por longos 18 anos, foi juiz municipal, delegado de polícia e  elegeu-se a vereador, em 1861, permanecendo ao cargo até 1864. Foi condecorado com o título de  Barão em 20 de junho de 1888.

Casou-se em 1864, com Luíza Xavier de Andrade Nogueira, filha do capitão Camillo Xavier Bueno da Silveira e de sua 1.ª mulher Luíza Úrsula Barbosa de Andrade, falecida em 30 de dezembro de 1912, aos 71 anos.

 

Luiza Xavier de Andrade Nogueira.JPG

Insira uma legenda

Tiveram 8 filhos que são: João de Ataliba Nogueira, casado com Alexandrina Loureiro; Luíza, casada com Albino José Barbosa de Oliveira; Camilla, casada com Luiz Albino Barbosa de Oliveira; Guiomar, casada com Juvenal Leite Penteado; Anna, foi a 1.ª mulher do Doutor João de Assis Lopes Martins,  o qual casou-se 2.ª vez com Amélia de Rezende de Martins, filha do Barão e Baronesa de Geraldo de Rezende; Washington Ataliba Nogueira; Maria Luíza casada com Carlos Augusto de Arruda Botelho e Úrsula Nogueira.

O imóvel do Barão na Av. Dr Campos Salles em formato de U, era considerado os mais modernos da época, recebeu em seu solar o aviador Santos Dumont, em 1903. Com o fim do império o Barão foi morar em Paris por cerca de seis anos. Também era proprietário da Fazenda Jaguari. 

Luiza Xavier de Andrade(Baronesa de Ataliba Nogueira).

Luiza Xavier de Andrade Nogueira (Baronesa de Ataliba Nogueira).

 

 

Luiza Xavier de Andrade(Baronesa de Ataliba Nogueira).

Luiza Xavier de Andrade(Baronesa de Ataliba Nogueira).

 

 

Rui Barbosa, o primeiro à esquerda, e o barão (João Ataliba Nogueira) o primeiro à direita na Fazenda Jaguari, em 1914. Acervo 'Casa Rui Barbosa'.

Rui Barbosa, o primeiro à esquerda, e o Barão (João Ataliba Nogueira) o primeiro à direita na Fazenda Jaguari, em 1914. Acervo ‘Casa Rui Barbosa’.

 

 

O bonde da Fazenda Santa Úrsula (ou Jaguari, como era mais conhecida).

O bonde da Fazenda Santa Úrsula (ou Jaguari, como era mais conhecida).

 

 

Fazenda Jaguari

Fazenda Jaguari

 

Morreu nesta cidade no dia, 6 de outubro de 1921, está sepultado na quadra 7 sepultura 12, do Cemitério da Saudade. Recebeu diversos tributos entre eles uma rua no Cambuí, que começa na Vieira Bueno e termina na Major Sólon e a uma escola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: