Professor Felício Marmo

Publicado 19/09/2014 por lcs2308
1903...Professor Felício Marmo , primeiro professor oficial de Cosmópolis, e fundador da primeira escola pública da cidade. Foto tirada nesta cidade pelo Studio Photografico Nickelsen & Ferreira(Rua Barão de Jaguará), dois anos antes de  tomar posse na Vila  de Cosmópolis como professor em 15 de março de 1905, aos 21 anos de idade.

1903…Professor Felício Marmo , primeiro professor oficial de Cosmópolis, e fundador da primeira escola pública da cidade. Foto tirada nesta cidade pelo Studio Photografico Nickelsen & Ferreira(Rua Barão de Jaguará), dois anos antes de tomar posse na Vila de Cosmópolis como professor em 15 de março de 1905, aos 21 anos de idade. “Acervo Cosmopolense, Adriano Rocha”

1910...Professor Felício Marmo em seu quarto no Hotel Saturno, na cidade de Salto de Itu-SP

1910…Professor Felício Marmo em seu quarto no Hotel Saturno, na cidade de Salto de Itu-SP

 O crescimento da Vila de Cosmópolis, motivou o intendente Antônio Álvares Lobo, em  fevereiro 1904, a iniciar um concurso público para a contração de um professor para a Vila, neste concurso inscreveram-se apenas dois professores, sendo que somente um deles se apresentou no dia marcado pela banca examinadora, era o jovem recém formado Felício Marmo. O jovem professor filho de imigrantes italianos da região de Salermo, a poucos anos se mudava para Campinas, vindo de Viamão-RS, cidade onde nascerá em 1 de Agosto de 1884. A contração oficial do professor demorou quase um ano, somente no mandato do  Dr. Mascarenhas(Francisco  de Paula Mascarenhas), que o professor Felício Marmo se mudaria para Cosmópolis em 15 de Março de 1905, oficialmente Cosmópolis tinha um professor e uma escola pública. Escola essa que inicialmente funcionou durante alguns meses em uma casa alugada no final da Avenida Ester, ao lado do antigo Cine Teatro Avenida, de propriedade do comerciante Marcos Zanin, imigrante italiano que possuía um pequeno armazém naquela região.

1905... Professor Felício Marmo entre sua turma de alunos, oficialmente a primeira escola pública de Cosmópolis. Acervo "Cosmopolense, Adriano  Rocha"

1905… Professor Felício Marmo entre sua turma de alunos, oficialmente a primeira escola pública de Cosmópolis. Acervo “Cosmopolense, Adriano Rocha”

Permaneceu lecionando em Cosmópolis, até 20 de Janeiro de 1908, quando foi transferido pelo governo estatual para a cidade de Salto de Itu, onde permaneceu até 1912 na cidade. Em Salto de Itu, como em Cosmópolis, o professor Felício foi um dos pioneiros do ensino na cidade, se destacando na história do município. Em sua trajetória profissional, lecionou em diversas escolas do estado de São Paulo, e sempre de maneira pioneira se destacou em todas as escolas que foi professor ou inspetor escolar. Em 1974, aos 90 anos de idade escreveu o livro “Memórias de um mestre escolar”, no livro o velho professor conta sua passagem por Cosmópolis, detalhes do povo da pequena vila, as dificuldades do início de sua profissão na Vila de Cosmópolis, e também toda sua trajetória como professor em diversas cidades do estado de São Paulo.

Professor Felício Marmo aos 90 anos, em 1974.

Professor Felício Marmo aos 90 anos, em 1974. Acervo “Cosmopolense, Adriano Rocha”.

Relato do Sr. Juvenil Rocha

Relato do Sr. Juvenil Rocha

Professor Felício Marmo, morreu no dia 30.09.1980, aos 96 anos. Casou-se com Rita Jorge Goulart de Marmo. Deste matrimônio nasceu: Antonieta, Antônio, Regina e Mário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: