Ody Rodríguez

Publicado 04/11/2014 por lcs2308

Ody Rodriguez, nasceu em 1917. Era Agrônomo referência em laranja. Filho do comerciante espanhol Eleutério Rodríguez Martínez e de Maria Olympia Cavalheiro Rodríguez.

Neto paterno: José Martínez e Maria Josepha Rodríguez Martínez.

As grandes paixões de Ody Rodriguez, a única coisa capaz de competir em igualdade com sua família era a laranja. O agrônomo era referência em cítricus. Formou-se em Piracicaba, no início dos anos 40, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Além da graduação na USP, concluiria o mestrado e o doutorado na mesma instituição. Logo após formado, lecionou numa Escola Técnica de Agricultura, até ser convidado, em meados da década de 50, para trabalhar no Instituto Agronômico de Campinas. Lá, fez carreira, e se aposentou como chefe da seção de citricultura, nos anos 80.

 

Ody Rodriguez.

Insira uma legenda

 
Autor de mais de 200 trabalhos científicos, foi pioneiro nas pesquisas com herbicidas, irrigação e responsável por estabelecer os padrões de nutrição para a citricultura.
Já colaborou com o caderno “Agrofolha”, desta Folha, escrevendo sobre adubação.
Segundo o filho Gilberto, o pai viajou o mundo o inteiro dando palestras. No exterior, assessorou, por exemplo, os ministérios da agricultura do Peru, da Argentina e de Cuba.
No Brasil, fez trabalhos para Embrapa, Sudene, Ministério da Agricultura, secretarias estaduais e associações de produtores. Participou também da implantação de empresas privadas pelo país. Era um homem sério, focado e dedicado, diz a família. Na juventude, praticava remo; nos últimos anos, jogava bocha e disputava torneios.

Faleceu no dia 08/04/2012, aos 94 anos, casado com Joacy Machado de Souza Rodríguez, deixou os filhos: Paulo, Eniete, Regina, Gilberto, Vera e Regis.

 

Ody

Insira uma legenda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: