Profa. Almerinda Engler de Almeida

Publicado 16/12/2014 por lcs2308

 

Nasceu no dia 14 de janeiro de 1883, nesta cidade e faleceu no dia 22 de setembro de 1954.. Filha de Alfredo Engler e Rita Teixeira Engler.

Neta paterna de: Carl von Engler e de Gertrudes Antônia de Barros;

Neta materna: Patrocínio Teixeira da Fonseca e de Izabel Maria Paes da Fonseca. T

Tinha como irmãos: Lucila, Marietta, casada com José da Silva Pinto e Guiomar Engler da Fonseca, casada com Juvenal Teixeira da Fonseca.

Fez seus estudos preliminares e secundários no Colégio Florence, de Carolina Krug, nesse mesmo colégio, faz adiantados estudos de piano.  Foi a primeira Professora da Escola Municipal Feminina, de Pedreira-SP, criada em 1902, pelo Intendente (Prefeito) Capitão João Antônio de Arruda.

   Casou-se com Arthur Moreira de Almeida(*11.05.1872 + 1956),  filho de Joaquim Antônio de Almeida e de Francisca Albertina de Godoy Moreira, o extinto que foi Juiz de Direito da 3a. Vara Criminal. Deste Matrimônio nasceu: Arthur Filho; Francisca Labat; Alceu; Maria de Lourdes; Chloé; Carlos; Ivan; Almerinda; Lolita; Edith, Nair e Wilson;

Morou em diversas cidades com o marido e a família, entre elas: Barretos, Atibaia e Itaporanga.

 

Casa da chácara Dona Ritinha, onde residiram o casal Dr. Arthur Moreira de Almeida e a Prof.ª Almerinda Engler de Almeida. Acervo

Casa da chácara Dona Ritinha, onde residiram o casal Dr. Arthur Moreira de Almeida e a Prof.ª Almerinda Engler de Almeida. Acervo “Pró-Memória de Pedreira”.

 

 

Anúncios

2 comentários em “Profa. Almerinda Engler de Almeida

  • Olá Boa Noite! Encontrei umas imagens da Regina Duarte que não tinha visto antes. Tenho uma fã page dela no instagram, vou divulgar tua página, porque tem pessoas que são de São Paulo que seguem a página e acredito ser bastante interessante conhecer mais sobre a cidade (com tantos fatos históricos e culturais que encontrei aqui, nessa página) de onde eles vivem e da Região que veio a Regina. Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Naide, agradeço muito! Em breve postarei mais sobre a Regina… O pai dela, Jesus, não a autorizou a trabalhar no Jornal Diário do Povo, aqui em Campinas, com certeza prevendo o sucesso da filha. Abraços!

      Curtir

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: