Maestro Urban

Prof. Oswaldo Antônio Urban, nasceu em Leme-SP, no dia 26 de outubro de 1919. Filho do Sr. Humberto Urban, falecido em 1925 e de Josephina de Mori Urban, falecida em 1922.

Irmão de Belmiro Walmor, Walter, Luciano, Milton, Jacir, Sidney, José e Ana.

 

10551015_852258901451431_8334711078581142461_n
Insira uma legenda

Seus pais eram músicos. O pai, que tocava piano e clarinete, morreu em 1925, aos 42 anos, ele tinha apenas 6 anos, também exercia o ofício de alfaiate. Dois anos antes, em 1922, ele já havia perdido a mãe. A casa e a criação foram divididas entre os irmãos mais velhos, que também o ensinavam os princípios musicais.

 

10593020_852239688120019_4743484610522859239_n
Insira uma legenda

Veio para Campinas, pela primeira vez aos 14 anos. Quando veio estudar aqui, no seminário, encontrou um professor maravilhoso, o maestro Salvador Bove, um dos fundadores da Sinfônica, junto com o maestro João di Túlio. Ele lecionava no seminário e deu as orientações básicas. Foi com ele que, Urban, começou a dirigir um coral pela primeira vez.

10653675_852239884786666_4580220587643723438_n
Insira uma legenda

 

Graduou-se em Educação Musical, pelo Conservatório Maestro Julião, em São Paulo. Também estudou: Direito, Filosofia e Teologia. Também cursou  música em Nápoles, na Itália.

CORAIS
Insira uma legenda

Foi professor de Psicologia, Filosofia da Educação e História da Educação Musical. Além disso, foi coordenador da Faculdade de Música e do Instituto de Artes e Comunicação da P.U.C. Campinas.

Em abril de 1948, foi convidado a fazer parte do Coral XI.  Sempre esteve à sua frente e o levou a grandes glórias musicais tais como:

* Melhor Coral Masculino do Estado de São Paulo em concurso promovido pela Municipalidade de São Paulo e transmitido para todo o Brasil pela rede TUPI de televisão no Programa “Concertos Matinais Mercedes Benz”, diretamente do Teatro Municipal de São Paulo.

foto_cronica01
Insira uma legenda

* Único Clan Coral Escoteiro do mundo, tendo lançado um “Long Play ” somente de músicas escoteiras, no Jamboree Panamericano no Rio de Janeiro, cuja edição esgotou em poucos dias.

.

Oswaldo Arthur Menicucci
Foto: Arthur Menicucci.

* Representou Campinas, o Estado de São Paulo e o BRASIL em Festivais Internacionais de Corais nas cidades de Campos do Jordão (SP), Blumenau (SC) , Curitiba (PR), Porto Alegre (RG) e Rio de Janeiro e realizou concertos e participações especiais em inúmeras cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados.

Oswaldo
Insira uma legenda

  Casou-se no dia 12.01.1955, com a Letícia Maria Coelho Queiroz. Foram padrinhos do noivo no civil, Antônio Raya e senhora; da noiva Américo Patto Barbosa Queiroz e senhora. Padrinhos do noivo no religioso, Milton Urban e senhora; da noiva Bento Barbosa Queiroz e Terezinha Coelho Queiroz. O casamento foi oficializado de Dom Paulo de Tarso.

Deste matrimônio nasceu: Marcelo Antônio Queiroz Urban; Márcio Urban e Margareth Aparecida Queiroz Urban Machado

Promoveu  de 1973 a 1982, os Concertos de Natal dos Corais de Campinas, com o apoio integral dos Corais de Campinas e das cidades vizinhas bem como de seus Regentes.

Em 1998, ao comemorar os seus 50 anos de existência do coral, foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Campinas, entregue em uma Sessão Solene realizada na Basílica do Carmo, a qual foi prestigiada por todo o Legislativo Campineiro, representantes do Rotary, Lions, Lojas Maçônicas e por todos aqueles que o conhecem.

 Atualmente, o CORAL PIO XI, em terreno recebido por doação da Municipalidade, através de um trabalho dos cantores Bruno Beneti, construiu sua Sede Social, (em forma de mutirão do qual participaram todos os seus cantores e com a colaboração financeira de alguns amigos).

 Está formando agora um Jardim Ecológico com orientação de um ex-aluno de Burle Max, Francisco de Assis Leitão de Moraes, tendo o mesmo já plantado 213 espécies raras provenientes de várias partes do mundo.

 O CORAL PIO XI, é Órgão de Utilidade Pública Municipal, desde 21 de agosto de 1956, e Estadual, desde 20 de dezembro de 1961.

     Entre os prêmios recebidos como Maestro do Pio XI estão: Troféus Carlos Gomes, Prata da Casa, Diploma de Grande Consagração Artística. É membro da Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes das Forças Armadas, cadeira 15, patrono: Salvador Bove.

 

Pio XI 2013
Insira uma legenda

Anúncios

2 comentários

  1. esqueceu-se de dizer que prof. Oswaldo Urban, também foi professor da história da Educação no Instituto de Educação Estadual Carlos Gomes, fui sua aluna no magistério, e, o prof. Urban, tocou órgão em nossa missa de formatura na Igreja do Liceu Salesiano, isso em 1974. Bom rever fotos do meu professor!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s