Telêmaco Paioli Melges

O Dr. Telêmaco Paioli Melges, nasceu no Distrito de Sousas, em 14 de junho de 1923, filho do Prof.  Adão Corrêa Melges (20.09.1898-28.05.1934) e de Ida Paioli Melges (01.05.1902 +?).

Irmão de : Alcina Paula, Adão Newton e Maria Rita;

Neto paterno de: João Melges e Maria Sabina Corrêa Guimarães;

 

Insira uma legenda

 

Casou-se no dia 08 de dezembro de 1947, com a Profa. de Piano,  Lázara (Dona Lazinha) de Magalhães Melges, filha de Maria Netto de Magalhães e Carlos Alberto Leal de Magalhães. Tiveram dois filhos: Carlos Alberto de Magalhães Melges e Sílvia Helena Melges Britto.

Cursou o ensino médio, na Escola Normal “Carlos Gomes” , diplomado em Direito pela Pontifícia Universidades Católica de Campinas, primeira turma em 1957,  Orientador Educacional pela PUC, cursou sobre Instituições de Assistência Social em Belo Horizonte, Técnica de Ensino Superior e Organização Científica do trabalho intelectual na PUCC e foi Professor de Sociologia Educacional da Escola Normal Oficial de Itapeva.

Teve uma vida profissional voltada à educação, muito rica, próspera, reconhecida e com trabalhos voltados  à comunidade.

Foi Vice-Diretor e Diretor do Colégio Estadual “Culto à Ciência”, instalou e colocou em funcionamento o primeiro curso ginasial oficial noturno e também o colegial, nesse Colégio.Instalou e dirigiu a Escola Senac de Campinas, em 1973 e  foi professor de História do Brasil nessa Escola, no período de 1948 a 1974.

Foi Assistente Técnico Jurídico da Divisão Regional de Ensino (1979) e Delegado Regional de Ensino da 1ª Delegacia de Ensino de Campinas ( Campinas, Valinhos e Vinhedo ) de 1979 a 1983, tendo se aposentado nesse cargo.

Instalou o primeiro Ginásio Orientado para o Trabalho – GOT – oficial no Estado de São Paulo, em 1963, em Convênio com o Ministério da Educação.

Acervo “Colégio Culto à Ciência”.

 

Advogado militante, especialista em Direito do Trabalho, nomeado Presidente da Ordem dos Advogados – Subseção de Campinas e, também, designado membro titular da Banca Examinadora do Concurso para Ingresso na Magistratura do Trabalho – 15ª Região.

Ingressou no Lions Clube de Campinas Centro em 1958, tornando-se  governador e exercendo também, diversos cargos de diretoria.

Querido por todos, preocupado com problemas sociais e sempre pronto para atender àqueles que dele precisavam.

 

 

 

Acervo “Colégio Culto à Ciência”.

   

Faleceu no dia 01 de abril de 1996, aos 73 anos de idade.

Em sua homenagem foi atribuído seu nome à Escola Estadual,  inaugurada no Bairro San Martin.

 

 

Bibliografia:

 * Câmara Municipal de Campinas.

* Colégio Culto à Ciência. 

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s