Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores

O Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, encontra-se instalado, em sua sede própria, à Av. Washington Luiz, 570, em uma área de 19.700m2, doada por Da. Risoleta Ferreira Jorge, desmembrada da antiga chácara existente no Bairro Ponte Preta. Nesta ocasião faziam parte da diretoria: Sylvino de Godoy; Cleso de Castro Mendes; Benedito Carvalho Mendes; Benedito da Cruz Passos; João Vedovello; João Cardamone; Duílio Franceschini; Américo Cerqueira Leite; Vicente Salzano Fiori; Aristides de Paula Eduardo; Clodomiro Paradella e Marinho Ferreira Jorge.

As instalações foram inauguradas pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo de Tarso Campos e contou com a presença dos Srs.: José Alves Teixeira; Acácio Rebouças; Prof. Mário Gianinni;

O Instituto, que nasceu com o nome de Liga Campineira dos Cegos Trabalhadores, teve sua primeira diretoria aclamada em 27 de maio de 1933, da qual fazia parte: O Dr. Romeu Tórtima – presidente; Joaquim de Castro Tibiriçá – secretário e Adhemar Ribeiro – tesoureiro.

Coluna Bau de Histórias 'Instituto Campineiro'

Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores

Conforme consta na ata da época, compareceram a reunião para a efetição da fundação da nova sociedade, que já contava com 400 sócios, os cegos: Dante Egregio, Mário Chaves, Geraldo dos Santos Hummel, Benedito dos Santos Vieira, Avelino de Campos, Domingos Zampini, Arthur Fonseca, Nicola Pacelli, João Verginolli e Constâncio Gomes.

A primeira sede social da entidade foi instalada no prédio do n. 95 da Rua Regente Feijó, e, ao que consta, conforme promessa do prefeito municipal da época, Alberto Cerqueira Lima, foi feita desapropriação do imóvel para aquela finalidade. E ali, na sede recém instalada, já começou a funcionar a fábrica de vassouras, espanadores, escovas, etc, que foi uma das principais metas da diretoria – Cuja tarefa seriam inteiramente desincumbidas pelos cegos, sob a orientação de uma pessoa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s