Celso Pierro

Publicado 31/03/2015 por lcs2308

O Dr. Celso Paschoalino Pierro, nasceu nesta cidade, em 1919. Filho do comerciante, Braz Pierro(*1880 + 07.08.1959) e da Sra. Maria Thereza Giardini Pierro. Neto paterno de: Domingos Pierro e de Da. Rosa Schettini.

Tinha como irmãos: Domingos(*1903 + 02.09.1977), casado com Leonor Panzolo; Carlos Alberto, casado com Zaíra Apparecida Simões; Rosa, casada com Luiz Piccolotto; Arlinda, casada com Henrique Funari e Norma, casada com José Ricci Paschoal.

Sobrinho paterno de: Fernando e Miguel; Sobrinho materno de: José; Rosário e Miguel Giardini. Era chamado pelo íntimos de “Bilu”, pelo fato de ser gordinho. Muito acima do peso talvez explique os dois enfartes que enfrentou, o primeiro deles durante uma viagem de navio.

Iniciou os estudos secundários, no afamado Colégio Culto à Ciência. Diplomou-se na Faculdade de Medicina da USP.

Em 01.04.1949, fundou a Clínica Pierro(Hospital Santa Tereza), movido pelo ideal, o ilustre médico, em terreno adquirido na rua Bernardino de Campos, entre as ruas José Paulino e Ernesto Kuhlmann, deu início às obras deste que seria um atuante centro hospitalar.

Mas o espírito empreendedor de Celso Pierro deu novos vôos e, vinte e quatro anos depois, respaldado por um trabalho de grande notoriedade, adquiriu uma gleba na Avenida John Boyd Dunlop, iniciando a construção da cidade-médica, ambicioso projeto de características modulares, para se transformar num dos mais importantes centros de assistência da América Latina.

No entanto, a obra foi interrompida, pois, a morte o alcançou, o que conduziu sua esposa, Dona Albertina, e seu sobrinho Dr. Luiz Piccoloto Júnior, a doarem a Cidade Médica para a Pontificia Universidade Católica de Campinas, onde passou a funcionar a Faculdade de Medicina da PUCC.

Com o passamento de Celso Pierro, assumiu a clínica, Luiz Piccoloto Júnior, que permaneceu em sua direção até 1º de outubro de 1980, quando o hospital foi transferido aos médicos José Carlos Penna Tobar e Januário Pardo Mêo Júnior, que deram seqüência à tão importante obra, dentro de uma nova dinâmica, e dos mais rigorosos critérios de hospital alto padrão.

Em outubro de 1985, Dr José Carlos Penna Tobar, adquiriu a parte de seu até então sócio e assumiu a direção do Hospital, continuando com a política de modernizar e equipar o Hospital, sendo o responsável pela criação da Maternidade e U.T.I adulto e neonatal, com recursos de primeira linha para dar assistência completa a todo tipo de paciente que dela necessitar.

Casou-se com Albertina(Beti) Martins Pierro. Não tiveram filhos.

Faleceu no dia 16.04.1977, aos 58 anos, foi sepultado no Cemitério da Saudade.

Vista aérea do Hospital Celso Pierro, ao ser adquirido em 1977 para ser a faculdade de medicina da PUC Campinas. Foto do livro 65 anos da PUC 1941- 2006- Uma história, muitas vidas.

Vista aérea do Hospital Celso Pierro, ao ser adquirido em 1977, para ser a faculdade de medicina da PUC-Campinas.
Foto do livro “65 anos da PUC 1941- 2006- Uma história, muitas vidas.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: