Lauro Péricles Gonçalves

Lauro Péricles Gonçalves, nasceu em 18 de junho de 1935, em Monte Santos de Minas, MG. Filho de Gutemberg  Gonçalves e de Antônia Borri Fabene Gonçalves. Irmão a artista plástica Fúlvia Gonçalves.

 

Da esquerda para a direita vê-se José Nunes, Lauro Péricles Gonçalves, Carlos Maia e Dener Pamplona, em 197_. Coleção João Caetano Monteiro.
Da esquerda para a direita vê-se José Nunes, Lauro Péricles Gonçalves, Carlos Maia e Dener Pamplona, em 197_. Coleção João Caetano Monteiro.

 

Foi prefeito desta cidade, no período de 1973 à 1976, pelo MDB. No final de seu mandato, deixou o partido para filiar-se à ARENA.

Durante sua administração, foi construído o Viaduto São Paulo, conhecido como “Laurão”, no entroncamento das avenidas José de Souza Campos e Dr. Moraes Salles. O Observatório de Capricórnio, foi também construído durante a gestão de Lauro Péricles, ele mesmo astrônomo amador. Foi ainda responsável pela introdução de uma das principais marcas urbanas de Campinas: as calçadas de pedestres em mosaico português representando o voo da ave-símbolo da cidade, a andorinha, a Setec.

Candidatou-se novamente a prefeito de Campinas em 1982, obtendo 19,47% dos votos, sendo derrotado por ampla margem por José Roberto Magalhães Teixeira (44,65% dos votos). Posteriormente, tentou eleger-se vereador por Campinas e senador por São Paulo, também sem sucesso. Após uma passagem pelo PTB, filiou-se ao PMDB.

Membro da ACL – Academia Campinense de Letras, da qual o prédio foi erguido em sua gestão, e doado à instituição.

Entrega da sede da Academia Campinense de Letras, 17/05/1976, pelo prefeito Lauro Péricles Gonçalves. Acervo "Marilu Vendemiatto".
Entrega da sede da Academia Campinense de Letras, 17/05/1976, pelo prefeito Lauro Péricles Gonçalves. Acervo “Marilu Vendemiatto”.

Advogado e professor de português, exerceu outros cargos de relevância no governo do Estado de São Paulo, tendo presidido autarquias e empresas estatais, como a Sabesp e CPFL.

Desde 18 de julho de 2008, Lauro Péricles, participa da administração do prefeito Hélio de Oliveira Santos, como presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA), empresa municipal responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em Campinas.

Atualmente, afastado da política, dedica grande parte de seu tempo à sua fazenda localizada no interior do estado.

Casou-se com Maria Lázara de Andrade Duarte, nascida em Santa Rosa de Viterbo, SP, em 14 jul 1937, filha de Radouvillers Garcia Duarte e de Nair Villas Bôas De Andrade. Deste matrimônio nasceu: Marco Aurélio de Andrade Duarte Gonçalves e  Laura Beatriz de Andrade Duarte Gonçalves Sucena.

Bibliografia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s