Grupo Escolar Dom Barreto

O edifício do Grupo Escolar Dom Barreto, foi alugado pelo Governo do Estado, especialmente construído para a escola em 1928, compreendendo seis salas de aula, mais uma sala para a Diretoria, outra para o arquivo e portaria. Na década de 1930, o prédio passou por várias reformas. Duas novas salas foram construídas, em 1936: uma para professores e outra para o arquivo ficando a anterior destinada ao Gabinete Dentário.

10422486_887267907971391_2022589565219612117_n

Posteriormente foram construídos corredores laterais, mais duas salas de aula e um galpão para onde foram transferidas as privadas. Nesse edifício, o Grupo Escolar Dom Barreto, permaneceu durante 52 anos. Durante esse tempo, fez parte da paisagem do bairro e tornou-se presente nas recordações de ex-alunos, professores e comunidade escolar, até ser transferido para um prédio próprio. A demolição do antigo prédio da Avenida da Saudade, ocorreu em 1984.

-EXPOSIÇÃO ESCOLAR CONJUNTA DOS GRUPOS ESCOLARES FRANCISCO GLICÉRIO E BARRETO, DÉCADA DE 1930.
EXPOSIÇÃO ESCOLAR DOS GRUPOS ESCOLARES: FRANCISCO GLYCÉRIO E DOM BARRETO, DÉCADA DE 1930.

Relato de José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira:

“Quem construiu o prédio e alugava para o Estado foi meu bisavô, Vicente Gagliardi(Galhardi). Com sua morte ficou para 2 filhos:  Clodomiro e José Gagliardi. Com a morte dos meus tios, o prédio foi vendido e construído um edifício no local”.

Fonte: “Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária”. Rosa Fátima de Souza*

*Doutora em História da Educação, Professora do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Anúncios

3 comentários

  1. no prédio antigo do Dom Barreto, fiz muito estágio (observação de aula) quando normalista, isso na década de 1970, não só eu, como muitas que não podiam ir ao estágio durante a semana, aos sábados lá estávamos nós, anotando tudo e aprendendo como uma boa professora faz!! saudades!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Apaixonante esta escola, passei boa parte da minha vida. Como gostaria de ter fotos das salas de aulas, do pátio onde jogávamos vôlei e até mesmo de alguns alunos para eu recordar, se alguém tiver alguma coisa me envie por favor.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s