José Rodrigues

Publicado 04/06/2015 por lcs2308

José Rodrigues, era um dos mais destacados líderes do movimento operário campineiro, anarquista por convicção participou ativamente da organização dos trabalhadores da Companhia Mogyana de Estradas de Ferro.

Foi presidente da A.A.P.P. no período de 1912 à 1913.

Como líder do movimento anarquista nos bairros da Ponte Preta e Vila Industrial, Rodrigues tinha como objetivo utilizar o esporte, no caso o futebol, como um instrumento de congregar a sociedade ao cooperativismo e conseguir estabelecer uma sociedade mais justa .
Esteve envolvido no caso do Massacre da Porteira do Capivara(hoje Viaduto Miguel Vicente Cury), em 1917 ficando ferido.
Ele assumiu o clube com 76 sócios efetivos. O patrimônio da Ponte Preta era então de um jogo de camisas, uma bola, três “paus de trave “, um pavilhão , uma bomba , um cofre ,  uma bandeira e duas bandeiras de linha.

O time atuava no campo do Cruzeiro das Missões, atual cruzamento da Avenida Saudade com Ângelo Simões, e os jogos eram amistosos ou pequenos torneios. Após um ano de gestão e tendo como seu braço direito o incansável e mais brilhante dirigente do clube nos primeiros anos: Guilherme Hatmann, José Rodrigues conseguiu transformar o clube .

Em 1912, um dos melhores anos da história do clube , a Ponte Preta foi a primeira campeã da cidade de Campinas, na Liga Operária de Foot-Ball , e fechou o ano com 212 sócios, a maioria ferroviários da Companhia Mogyana, 8 bolas, pavilhões  3 jogos de camisa e toda estrutura de um time amador da capital paulista. Sua gestão, uniu os pontepretanos , uma conquista para época , pois já nestes primeiros anos tínhamos duas alas no clube

Entre seus feitos estava a transferência voluntária do goleiro do Guarani para a Ponte Preta. O “goal-keeper”  foi considerado um traidor no GFC e foi recebido muito bem na Ponte Preta.

Em sua homenagem denomina-se a Praça José Rodrigues, no Jardim Proença.

Fontes: 

*Site Ponte Preta;

* Historiador, José dos Santos Moraes Neto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: