Sarah Bernhardt em Campinas

06.07.1886 – “Escreve-nos o nosso correspondente de Campinas: Em comboio especial, aqui chegou hontem de S. Paulo a maravilhosa actriz Sarah Bernhardt. A Estação achava-se repleta de povo, podendo-se calcular alli reunidas mais de mil pessoas, todas avidas, extraordinariamente curiosas de verem a grande artista. O trem foi recebido no meio de vivas e ao som de uma banda de música, achando-se alli uma commissão de cidadãos francezes, a qual offereceu a Sarah Bernhardt um elegante coupé para conduzi-la até ao Hotel Ville de France, onde ficou hospedada, bem como todos os artistas.
Na Estação o povo precipitava-se em massa em direcção ao lugar onde se achava a eminente artista, todos porfiavam em querer vê-la. Uns subiam às columnas de ferro da plataforma, outros trepavam sobre janellas e andaimes. Verdadeiro acontecimento! À noite no Theatro não havia logar para um alfinete ! Apezar de se ter augmentado o número de cadeiras no logar da orchestra e de haverem sido elevados os preços. Camarotes: 100$, cadeiras 16$ e galeria 5$! Houve pessoas que venderam camaratores a 150$ e cadeira a 20$.
Representou-se a “Dama das Camélias”, a romântica composição de Dumas Filho. O scenário do nosso theatro e que realmente… É triste. O trabalho de Sarah Bernhardt, como todos sabem, é assombroso! Sublime! O público fez-lhe grande ovação, sendo à artista chamada à scena muuitas vezes em todos os fins de actos e ficando o palco juncado de lindíssimos bouquets que lhe eram atirados do camarotes e platéa. Os applausos irrompiam estrepitosamente de todos os pontos. No fim do 5 acto ouviam-se as palmas, bravos, senhoras do camarotes agitavam lenços e quasi todas tinham os olhos marejados de lagrymas, tal foi a impressão deixada pelo admirável trabalho artístico de Sarah! Foi uma noite esplêndida para Campinas, a de hontem…
A receita attingio a oito conto de réis! Isto em um Theatro de pequenas proporções como é o S. Carlos, dá a prova mais evidente que está Terra não regateia, quando se trata de render homenagem ao verdadeiro mérito.
Sarah regressou para S. Paulo em trem especial, depois da meia-noite, sendo acompanhada por muitas pessoas.”

Sarah Bernhardt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s