Padre Chiquinho

Monsenhor Francisco de Assis Marques de Almeida, o Padre Chiquinho, nasceu em Amparo, SP, aos 13 de agosto de 1927. Filho de Sílvio Marques de Almeida e de D. Leopoldina Machado de Almeida, falecida em 1983.

Padre Chiquinho, em 1970

Foi ordenado a 03 de dezembro de 1950, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, por Dom Paulo de Tarso Campos. Foi Coadjutor de Mogi Mirim, Professor no Seminário Menor de Campinas, Diretor da Obra das Vocações, Diretor da Federação Mariana Masculina.

Em abril de 1957,  foi encarregado por Dom Paulo de Tarso Campos de iniciar a nova Paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro de Nova Campinas, trabalho que ele procurou executar com afinco e estrema dedicação até a construção de sua atual Igreja, quando se constituiu em 22 de maio 1964 a Paróquia de Santa Rita de Cássia, sendo nesta data nomeado seu primeiro Pároco. A Paróquia foi construída pela firma de Lix da Cunha, que ofereceu graciosamente seus serviços em prol da obra. Santa Rita de Cassia - DP - 02-04-1957 2

Entre outras atividades pastorais, Padre Francisco M. Almeida foi radialista, mantendo por 10 anos um programa diário na Rádio Educadora de Campinas. Na Paróquia de Santa Rita, construiu belo Salão Paroquial, junto ao qual funcionam duas Creches e um Centro Assistencial. Organizou também para a Paróquia a criação dos Cemitérios Parque Flamboyant e Parque das Aléias, bem como construiu a Igreja São Francisco de Assis, na Vila Brandina.

A pedido do Cardeal Dom Agnelo Rossi, dirigiu e colaborou para a erição do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e da Igreja de São Miguel e Almas, no bairro do Matão, Sumaré. Como recompensa por suas atividades pastorais e administrativas, foi elevado ao Monsenhorato, a pedido do Senhor Arcebispo.

Por motivo de enfermidade, precisou deixar a Paróquia em 04 de abril 1997, internando-se em diversas clínicas, vindo a falecer no dia 10 de março de 2000, em Atibaia-SP, sendo sepultado no mesmo dia, no Cemitério do Flamboyant, junto à Capela.

Padre Chiquinho, iniciando a missa na casa do Dr. Armando Ladeira de Araújo Teixeira e da Nininha, em 1957.
Padre Chiquinho, iniciando a missa na casa do Dr. Armando Ladeira de Araújo Teixeira e Nininha(Albertina Azevedo), em 1957.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s