Moysés Lucarelli

Publicado 04/02/2016 por lcs2308

Moysés Lucarelli, nasceu em Limeira, no dia  18 de junho de 1898(04 de fevereiro de 1900).

Const 000 6c.jpg

Sua família, chegou em Campinas, em 1900. Moysés tinha 02 anos, 02 meses e 11 dias.      Estudou até o terceiro ano primário.  Sua mãe ficou viúva muito cedo, criando sozinha 07 filhos. Seu grande sonho era ser médico, mas por conta das necessidades de sua família não foi possível concretizar. Quando menino, dividia com o irmão o único par de sapatos que a mãe tinha conseguido comprar. Calçava só um pé e amarrava um pano no pé descalço, dizendo a todo mundo que tinha se machucado.

11428949_644449948989580_178724406984044647_n.jpg

Foto: Eurydes Fernandes.

 

Moysés foi entregador de jornal. Adolescente, trabalhou como cobrador da Ponte Preta. Ia de casa em casa receber mensalidades do grupo de associados. Ao mesmo tempo, foi atendente da extinta Loja “Elétrica”, da qual chegou a ser gerente.  Anos depois resolveu abrir o próprio negócio, fundando a “Casa Lucarelli”, na Rua Gal. Osório.

Casa Moyses Lucarelli.JPG

 

M.png

 

Casou-se com a Sra. Maria(Mariazinha) Nogueira Lucarelli, nascida em 18 de maio de 1910 e falecida em 29 de dezembro de 2011, aos 101 anos. Filha do Sr. Francisco Nogueira e de D. Anna de Freitas Nogueira, de cuja união nasceram os filhos: Ilza, Neyde, Maria Stela e José Eduardo(Nino) Lucarelli. Numa viagem de trem, Maria Nogueira Lucarelli conheceu Moysés. Seis meses depois, a senhorita de Rio Claro estava casada.

Sra. Mariazinha Lucarelli(Correio Popular).

Const 000 2a.JPG

Moysés e família em Buenos Aires em 1949.

Adulto, Lucarelli juntou-se aos amigos Olympio Dias Porto e José Cantúsio e organizou um grupo de pontepretanos apaixonados que adquiriu uma gleba de 34 mil metros quadrados de terreno brejoso na antiga Chácara Maranhão, no Jardim Proença. Conseguiu, depois de muitas dificuldades com as irrisórias contribuições provenientes da venda de títulos de sócios. Na época o futebol não apresentava ainda características empresariais. Para que os trabalhos fossem acelerados e executados, Lucarelli insistia em fiscalizar os voluntários no próprio local das obras. Durante a construção, desrespeitando as recomendações médicas, chegava a permanecer dez horas por dia sob o sol, o que eliminou em pouco tempo cerca de 40 por cento da sua capacidade visual, através de úlcera nas córneas.

CARAVANA

 

inau

 

Ele nunca chegou ao cargo de presidente, porém marcou a história como nenhum outro que tenha ostentado a “faixa” no peito.

 

Cons Moises Lucarelli e outros

 

Reportagem_sobre_o_projeto_do_Estádio_Moisés_Lucarelli

 

Faleceu nesta cidade, no dia 24 de março de 1978, sendo sepultado no Cemitério da Saudade.

 

Anúncios

4 comentários em “Moysés Lucarelli

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: