Família Paschoal

Miguel (Michele) Paschoal, nascido em 1888, em Conversano na província de Bari, na Itália. Filho de Amato (Donato) Paschoal, falecido em 29 de agosto de 1931, aos 72 anos e de Maria Rosa Amattuli Paschoal, falecida 18 de julho de 1934, aos 68 anos. Em 1899, sua família chegou no Brasil, vindo da Itália.

Casou-se aqui, em 23 de dezembro de 1919, com D. Izolina Borghi Paschoal, nascida em Pedreira, filha de Anacleto Celso Borghi e Joanna Borghi, este e o casal “patriarca” do império “Grupo DPaschoal”.

 

record-image_939F-RZDR-T.jpg
Registro de casamento de Miguel e Izolina

 

Deste matrimônio nasceu:

*1 -Donato Paschoal, nascido em 02 de outubro de 1916 e falecido em 01 de maio de 1970, casado com D. Marcelina Rodrigues Paschoal, nascida em 28 de dezembro de 1915 e falecida em  25 de setembro de 1995;

Nova Imagem.jpg
Donato Paschoal

 

*2- Rosa Pierina Paschoal Pinto de Souza, nascida em 29 de junho de 1918 e falecida em 23 de abril de 2010;

*3-  Dirce Paschoal, falecida em 29 de agosto de 1923;

*4- Orlando Paschoal, nascido em 12 de janeiro de 1920 e falecido em 30 de outubro de 1992;

*5- Waldemar Paschoal, nascido em 24 de setembro de 1926 e falecido em 07 de novembro de 1991.

Nova Imagem
Waldemar e Orlando Paschoal.

 

Em 1931, quando a bomba manual de gasolina na calçada do  Armazém “Empório Bonfim” do seo Miguel, dava lugar a um posto de gasolina, Donato Paschoal, um do cincos filhos do casal, foi contratado pela Esso(então Standard Oil Brasil). Foi aí a oportunidade que permitiu ao clã, os primeiros contatos com técnicas administrativas.

 Em 15 de novembro de 1937, falece sua esposa, D. Izolina Borghi Paschoal, aos 40 anos, vinte e dois dias (22 dias) após o seu falecimento, morre seu esposo, Miguel Paschoal, aos 49 anos.

Sob a égide do trabalho, dedicação e harmonia começaram a fazer história. O pequeno empreendimento evolui para um posto agregando também, o comércio de pneus.

Em 1946, na euforia pós-guerra, os irmãos Orlando e Waldemar, juntaram-se a Donato para montar um posto de gasolina no Centro. Três anos mais tarde, a família decidiu investir na venda de pneus. No dia 10 de junho de 1949, inaugura, na Avenida Dr. Campos Salles, n.708, a Donato Paschoal & Cia. Ltda., apresentando o nome fantasia de “Casa dos Pneus”. Inicialmente, a empresa tinha como sócios Donato e sua esposa, Marcelina Rodrigues Paschoal. O negócio deu prejuízo no primeiro ano 

Alguns meses depois, Donato convida seus irmãos Orlando e Waldemar Paschoal para entrar na sociedade. Apenas três anos depois da inauguração da Casa de Pneus, os irmãos Paschoal, adquiriram um terreno na mesma avenida, para construir a sede própria da empresa.

Em 1952, é inaugurada a loja na Av. Dr. Campos Salles, “Boate dos pneus”.

 

DPascoal - 1a loja 1.JPG

 

Em 20 de julho de 1954, é criado o símbolo “O homem e o Pneu”.

12310437_1016287108434031_1782970696254088628_n.jpg

“O Homem e o Pneu

O resultado do trabalho duro e da postura pioneira foi a confiança que a clientela passou a depositar nos irmãos Paschoal, possibilitando a abertura de uma nova loja”.

 

Em 1963, a empresa investe na exportação de pneus para a argentina, alcançando 5 milhões de dólares em exportações até 1965.

 

1967 – É inaugurada sua primeira filial na próspera cidade de Ribeirão Preto. 

 

1970 – Primeira empresa a dividir lucros com seus funcionários. No dia 01 de maio, Dia do Trabalho, morre Donato Paschoal, fundador da empresa e, no dia 03 de maio, seu filho, Luís Norberto Paschoal assume a presidência, com 23 anos.

 

1974 –  É construído um novo prédio para abrigar a administração-geral, o centro de distribuição e o Centro Técnico de Treinamento.

 

1977 – Criação do C.T.T. (Centro Técnico de Treinamentos). Quarenta lojas em pleno funcionamento. A equipe, que já oferecia um serviço de qualidade e confiança, passou a ser mais valorizada por meio da constante atualização e aperfeiçoamento adquiridos em cursos.

 

1980 – A Plínio Pneus, tradicional revendedora da capital paulista, é incorporada.

É criada a Daterra, para o desenvolvimento de projetos agrícolas e ambientalmente sustentáveis.

 

1985 – Inicia a recapagem de pneus e os centros caminhoneiros. Primeiro veículo de assistência a frota.

 

1986 – É feita a escultura “O homem e o pneu”. Nestor, Gastão e Alemão são ícones que representam nessa época a filosofia e valores da empresa. Curso de mecânica feminina.

O distribuidor de autopeças Cabrino é incorporado, dando origem à DPK.

 

1987 – Colaboradores podem ser acionistas da empresa.

 

1989 – Criação do padrão Auto Centro DPaschoal. Constituição da Fundação Educar. Aos 40 anos, a empresa cria a Fundação Educar DPaschoal, voltada ao exercício da responsabilidade corporativa por meio de investimentos sociais, em uma época em que esta preocupação não era comum. Seu primeiro projeto foi o PDM – Programa de Desenvolvimento do Menor.

1990 – Chegada dos computadores.

 

1991 – Mais de 100(cem) o número de lojas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil chega a mais de cem.

 

1993- O esforço conjunto de Walter Paschoal, da Abrapneus e da Anip resulta na aprovação da substituição tributária para pneus no Confaz, para todos os estados brasileiros.

 

1994 – A DPaschoal é a primeira empresa do setor a obter a certificação ISO 9002, comprovando suas qualidades e boas práticas.

 

 1996- Num período de dois anos, a DPaschoal envia mais de 60 profissionais de vendas e marketing à Disney University e a lojas da Goodyear na Flórida, para conhecer o sistema de prestação de serviços nos EUA.

 

1998 – Pela primeira vez a empresa recebe o prêmio “As melhores empresas para se trabalhar” pela Revista Exame. Nasce o AutoZ, um portal especializado na venda de pneus, acessórios e autopeças. Com milhares de itens para carros e motos, comercializados para todo o País.

O sistema de recapagem passa por atualização com a criação do Rec-O-Matic e do Rodar System.

 

1999 – A Fundação Educar lança o Prêmio Trote da Cidadania, que reconhece as melhores práticas de projetos universitários de recepção aos calouros.

Inauguração do Techno Park, o primeiro condomínio empresarial de Campinas, destinado a indústrias não poluentes e de alta tecnologia, sendo o único da região com certificação ambiental.

 

2000 –  Em dois anos, a DPaschoal abre mais de 20 lojas e duas recapagens. A Fundação Educar inicia a produção de livros infantis, que dá origem ao projeto “Leia Comigo”, voltado à edição e à distribuição gratuita de livros para crianças.

 

2003 – Pela sexta vez consecutiva a empresa recebe o prêmio de melhor empresa para se trabalhar. Abertura do truck center.

 

2004 –  Nasce a Universidade DPaschoal, uma instituição voltada para a educação e o aprimoramento profissional de colaboradores, fornecedores e clientes, com o objetivo de otimizar as estratégias organizacionais e a competitividade da empresa.

 

2005 – A DPaschoal conquista o prêmio “100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina”, realizado pelo Great Place to Work Institute, comprovando o cuidado e a atenção dispensados a cada colaborador, dentro e fora da empresa.

 

2007- Inicia-se o processo de reestruturação na gestão da empresa. O projeto Economia Verde, implantado em todas as lojas da organização e na administração central, foi uma mudança radical, importante para mostrar a todos os colaboradores que a empresa almeja algo além do lucro: a conscientização dos clientes e a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de produtos.

 

2008 – Comemoração dos “100 anos de comércio” da família Paschoal, estabelecendo-se como data inicial a inauguração do Mercado Municipal de Campinas.

 

2009 – A empresa completa 60 anos em meio a reestruturações e modernizações na gestão. Para comemorar a data, a Fundação Educar lança uma edição especial de 1 milhão de livros para crianças e adolescentes.

 

2013 –  Inauguração da Rede AutoZ, o negócio que começou na internet, ganhou endereços próprios, funcionando como um supermercado de peças para pequenos centros automotivos e consumidores finais, oferecendo uma grande gama de produtos, além de conhecimento técnico, uma vez que nas lojas físicas são oferecidos cursos técnicos.

A DPaschoal implanta o sistema SAP, sendo uma das poucas empresas de varejo do Brasil a ter essa tecnologia a fim de melhorar o controle de estoque e vendas e trazer mais agilidade e assertividade ao dia a dia de todos os colaboradores da companhia.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s