Prof. Washington José de Lacerda Ortiz

Publicado 15/04/2016 por lcs2308

O Prof. Washington José de Lacerda Ortiz, nasceu em 31 de março de 1890, em Espírito Santo do Pinhal. Filho dos Profs. Gabriel Ribeiro dos Santos Ortiz, baiano e D. Júlia Galvão de Moura Lacerda, paulista.

13006653_10207635041267109_7319528217096857015_n.jpg

 

Neto paterno de: Antônio Joaquim Ortiz e D. Anna Claudina Ribeiro dos Santos;

Neto materno de: Júlio Mariano Galvão de Moura Lacerda, que por muitos anos manteve em S. Paulo um colégio de instrução, onde preparou muitos moços para os cursos superiores e D. Carolina Augusta Botelho de Carvalho Lacerda;

Tinha como irmãos: Maria José, Hermínia Hilda, Benedicto, Júlia, Gabriel, Philomena, Adamastor, Orphila, Irene e Rubem.

Cursou a tradicional Escola Normal da Praça da República, hoje Caetano de Campos, onde recebeu seu diploma de professor em cerimônia que ocorreu, no dia 01 de dezembro de 1919. Iniciou a carreira no magistério em 1921, lecionando nas escolas distritais de Bartho, em Mogi-Mirim e Mumbuca, em Araraquara, interrompendo temporariamente o exercício do magistério, para ir cursar na Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba , onde fez um curso de “Prático de Profilaxia” e “Batomio do Tracoma”, no famoso Instituto Penido Burnier, aqui nesta terra. Após formado, à, convite do Dr. Bento de Abreu Sampaio Vidal, que o contratou para trabalhar em sua fazenda, em Cincinato Braga, prestou nesse período serviços da maior utilidade, atendendo trabalhadores do meio rural.

FOI VOLUNTÁRIO NA TERRÍVEL EPIDEMIA DA GRIPE ESPANHOLA.

Casou-se no dia 23 de novembro de 1923, com a senhorita Felícia Alves, que na época tinha 16 anos.

Já casado, passou a trabalhar na periferia de Piraju, onde montou seu rudimentar gabinete dentário, percorrendo o meio rural para tratar da população dispersa por bairros e fazendas daquela região e também em acampamentos indígenas, como em Icatu. Reverteu ao magistério em 1927, e na “Via Sacra” a que estavam sujeitos os professores naquela época, percorreu inúmeros municípios do Estado, como: Araraquara, Guaícara, Olímpia, Pedreira, Atibaia, Jaboticabal, São Simão e Jundiaí prestando auxílio.

SEMPRE CUMPRIU ESCRUPULOSAMENTE SUAS OBRIGAÇÕES DE EDUCADOR, PROCURANDO AINDA DAR ALGO MAS, GRAÇAS AO SEU ACENTUADO ESPÍRITO DE INICIATIVA E DE EMPREENDIMENTO DURANTE OS ANOS EM QUE EXERCEU AS FUNÇÕES DE INSPETOR ESCOLAR, TRABALHO ÁRDUO E DE PIONEIRISMO ENFRENTANDO A FALTA DE ESTRADAS APROPRIADAS E DESCONFORTÁVEL, VALIA-SE DE TODOS OS MEIOS, CARROÇAS E CAVALOS, PARA CHEGAR AS ESCOLAS PELOS CAMINHOS; SEU VELHO CAMINHÃO FORD, O MESMO NÃO CONSEGUIA PARAR SEM ATENTAR PARA HORÁRIOS OU DIAS DE TRABALHO, ENFRENTAVA INTEMPÉRIES PARA LEVAR A TODOS PONTOS, NAS ESCOLAS SOB SUA INSPEÇÃO, A ORIENTAÇÃO E O ESTÍMULO; SAIA DE SUA CASA AS SEGUNDAS-FEIRAS, PARA REGRESSAR AOS SÁBADOS, PORQUE A REGIÃO ESCOLAR COMPREENDIA O TERRITÓRIO HOJE DIVIDIDO EM DELEGACIAS DE ENSINO E, COMO CENTENAS DE OUTROS INJUSTIÇADOS PELA LEGISLAÇÃO POSTERIOR, QUANDO SE APOSENTOU NÃO FEZ JUS A REMUNERAÇÃO PELA DEDICAÇÃO INTEGRAL AO SERVIÇO .

EMPENHADO NO TRABALHO PEDAGÓGICO, PREOCUPANDO-SE AINDA COM O SENTIDO SOCIAL DA TAREFA: INSTITUIU UNIFORMES, CRIANÇAS DESFAVORECIDAS ECONOMICAMENTE ANGARIAVA REMÉDIOS, PROPICIAVA AS ASSISTÊNCIA SOCIAL E PROMOVIA A PLANTAÇÃO DE LEGUMES E HORTALIÇAS E ASSEMELHAVA-SE COM TRANSMITIR ALEGRIA E CONFIANÇA, LEVANDO A CRIANÇA AO HÁBITO DE EXTRAIR DO TRABALHO, E COM AS PRÓPRIAS MÃOS ALHEAMENTO PARA O CAMPO E O ÂNIMO PARA O ESPÍRITO .

FIGURA SOBREVIVENTE NA ALMA DA FAMÍLIA, PAI EXEMPLAR ELE FOI, E NA SAUDADE DOS COLEGAS E DOS AMIGOS, QUE CONHECERAM ,SUA PERSONALIDADE, SUA AFETIVIDADE, LEALDADE E CORAGEM, SUA FIBRA, CARÁTER, EXEMPLO DE VALORES E LUTA.

Faleceu em 18 de maio de 1981.

Sem título

Anúncios

2 comentários em “Prof. Washington José de Lacerda Ortiz

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: