Erlindo Salzano

Publicado 09/05/2016 por lcs2308

O Dr. Erlindo Salzano, nasceu em Porto Ferreira, SP, em 30 de março de 1907. Filho de Paschoal Salzano(*20.12.1882 + 13.07.1971) e de Maria Libertucci Salzano(*? + 10.02.1955).

 

Erlindo Salzano.JPG

Neto paterno de: Felício Salzano e Maria Domenica;

Sobrinho paterno de: * Maria Dolorata Salzano Fiori, falecida em 29.12.1952, aos 80 anos;

Irmão de: * Ermídio, Cirurgião-Dentista; * Alberto, foi chefe de Profilaxia de Malária do Estado de São Paulo; * Wladimir(Nenê), foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira ; * Emilda, foi professora e *Alcides, que foi professor e agente do IBGE.

Terminou o Curso Preliminar em 1917, continuando a estudar em Pirassununga, onde cursou a Escola Complementar. Em 1920, preparou-se para os exames de admissão no Gymnásio do Estado(“Culto à Ciência”), aqui, onde moravam seus tios e primos. Foi para a Capital, por dominar quatro idiomas, foi possível manter-se e estudar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(USP).

 

Insira uma legenda

Começou a fazer traduções, trabalho bastante lucrativo na época. Nessa ocasião começou a fazer algumas economias, quando foi sorteado para o serviço militar em Mato Grosso e, a duras penas, conseguiu transferência para o 4º B. C., em São Paulo.

Seu quinto ano de medicina foi cumprido quando ainda estava no quartel, continuando à noite com as traduções que eram seu ganha-pão.
Sua família passava por algumas dificuldades financeiras e nada fácil foi a situação enfrentada.

Logo depois de formado à custa de muito sacrifício, tomou parte na Revolução Constitucionalista de 1932. Em março de 1933, ingressou na Força Pública do Estado, como médico. Em seguida, fez o curso de Medicina Esportiva, na Escola de Educação Física do Exército, no Forte São João. Em 1934, foi efetivado no Posto de Tenente/Coronel-Médico e promovido a Capitão em 1939.

 

TEMPOS SAUDOSOS_123

Da esquerda para direita: Benedito Sartini, ?, Erlindo Salzano, de perfil, atrás de Salzano, Edmundo Soares de Souza, ?, ?, ?, a seguir, Getúlio Vargas, ?,  logo após o conhecido repórter Tico-Tico e por último, Lucas Nogueira Garcez.

 

Lecionou durante vários anos, na Escola Superior de Educação Física do Estado.

Suas atividades político-administrativas tiveram início em companhia de Adhemar Pereira de Barros, exercendo vários cargos públicos, entre os quais o de Diretor da Superintendência das Estâncias Hidrominerais, Presidente do Instituto da Previdência do Estado e Diretor Geral do Departamento de Saúde Publica do Ministério da Saúde.

Em 3 de outubro de 1950, por voto direto, foi eleito Vice-Governador do Estado, sendo Lucas Nogueira Garcez eleito Governador, tomando posse no ano seguinte. Em fevereiro de 1957, embarcou para Porto Alegre, onde assistiu ao V Congresso Internacional dos Médicos dos Países da Bacia do Prata

Casou-se com a Sra. Eucharis Fortes Salzano, deste matrimônio nasceu: Elvecor, Elcie, Erany e Erlindo Justino.

Em 22 de julho de 1985, Erlindo Salzano, recebeu a Medalha Cívica “29 de Julho”, honraria concedida pela Câmara Municipal de Porto Ferreira.

Faleceu em São Paulo, no dia 03 de outubro de 1989. No dia seguinte, às 12 horas, seu corpo foi cremado e as cinzas trazidas levadas para sua terra natal, Porto Ferreira e depositadas na capela da chácara Vale Encantado, de propriedade da família.

OBRAS

Caminhos Novos em Velhos Rumos , entre outros!

 

FONTES

<http://www.saopaulominhacidade.com.br/historia/ver/1744/Saudoso%2BVice-Governador%2BDr.%2BErlindo%2BSalzano&gt;

 

<http://tempossaudososplinio.blogspot.com.br/2010/11/tempos-saudosos-plinio-magalhaes-da_3354.html&gt;

 

Anúncios

2 comentários em “Erlindo Salzano

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: