Prof. João Gumercindo Guimarães

FB_IMG_1469957802855.jpg
Insira uma legenda

Prof. João Gumercindo Guimarães, natural de Areias, SP, faleceu em abril de 1971, aos 76 anos.

Filho de João Lopes Guimarães, falecido em 1932 e Francisca Carolina Martins Guimarães.

Antigo lente de Biologia e Higiene da Escola Normal “Carlos Gomes”, lente catedrático da Faculdade de Farmácia e Odontologia, de Pindamonhangaba e um dos fundadores, juntamente, com o Monsenhor Emílio José Salim, da Faculdade de Filosofia, hoje anexa à PUCC. Foi também um dos pioneiros da Sociedade Campineira de Educação e Instrução.

 

Mestre na mais perfeita acepção do termo, era conhecido como “O Bom”, pelo seus numerosos alunos. Pertenceu a outras numerosas Faculdades, quer como membro de bancas examinadoras, quer como orientador nas matérias de sua especialidade, e também a diversas Associações Científicas, como: Associação de Medicina Legal e Criminologia, do Rio de Janeiro; Academia Brasileira de Medicina Militar; Sociedade Brasileira de Patologia , tendo também sido presidente, em seis mandatos do Centro de Ciências, Letras e Artes (C.C.L.A.) e Diretor, por mais de quarenta anos da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

Pelas suas excepcionais qualidades, foi eleito “Professor Emérito” da PUCC, como também foi condecorado com a Cruz da Cruz de Honra dos Los Defensores de La Pátria, na Bolívia.

 

Casou-se com a Profa. Helena Dulcinéia Mascarenhas Guimarães. Tinha como irmãos.: Antônio, José, Ondio (Ovídio?), Benedicta e Maria Gertrudes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s