Filippo Cosimato

Filippo (Felippe) Cosimato, nasceu em 12 de fevereiro de 1893, em Baronissi, província de Salerno, na Itália. Filho de Antônio Cosimato e Fortunata Baroni.

 

13872973_1212185675489893_7068601633070418226_n.jpg
Fez seus estudos primários em sua cidade natal, e formou-se em Desenho Técnico em Salerno. Desde de muito cedo demonstrava aptidão pela arte, tendo realizado diversos trabalhos artísticos ainda menino.
Chegando no Brasil, fixou-se em S. Paulo, por 2 (dois) anos na casa de sua tia. Em seguida veio para Campinas, onde passou o resto de sua vida. Nesta época, decidiu-se iniciar um trabalho como autônomo e, alugou um prédio na Rua Barão de Jaguara, 98, iniciando ali uma pequena marcenaria.  Apoiado por amigos decidiu comprar um prédio localizado, também no Centro, continuando suas atividade no ramo de marcenaria.

Casou-se com a Sra. Lourdes G. Carvalho Cosimato. Deste matrimônio nasceu:
Antônio, Aldo, ?, Léa e Filippo Júnior.
Após o encerramento das atividades como empresário, continuou a produzir muitos trabalhos em um pequeno ateliê em sua residência. Entre seus trabalhos figuram: oratórios, figuras bíblicas, restauros, etc. Aos 68 anos, teve um AVC que o impediu de exercer suas atividades por algum tempo. Em seguida, recuperou-se, voltando a atividade, produziu outras obras.
Convidado pelo então comandante da Escola de Cadetes, Cel. Rosa, iniciou a escultura de Cristo na cruz, em tamanho natural que seria colocado na capela da Escola. Infelizmente, não conseguiu terminar o trabalho, pois foi vítima de um segundo AVC, vindo a falecer aos 79 anos.
Entre suas obras, podemos citar: os móveis do Palácio do Bispo, Catedral, Cúria Metropolitana, Igreja N. Sra. das Dores, etc. Filippo foi um cidadão, que pela sua história de vida não poderia deixar de ser incluído na galeria de filhos notáveis, pois, foi um exemplo de dignidade, trabalho e orgulho que fez honrar Campinas.

 

13924987_1212185662156561_7753755637953397607_n
Família Cosimato. Foto: Eurydes Fernandes;

 

*Informações cedidas por Filippo Cosimato Júnior, filho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s