Os antigos hotéis e pensões de Campinas

Publicado 04/12/2016 por lcs2308

No século XIX, os proprietários de casas de tavolagem, de barbearias mantinham sempre ao lado de seus estabelecimentos uma espécie de jogos de bilhares, sendo que os hotéis, em proporção regular, também possuía um botequim para vendas de bebidas alcoólicas. Casas humildes, consideradas de primeira ordem e situavam-se nos mais variados pontos de Campinas, não se limitando a funcionar no Centro.

Hotel Vitoria - Propaganda de 1950.JPG

Tivemos, em 1864, o hotel e casa de jogos, de José Ferreira da Silva Barreto. E logo depois abriu um dos mais tradicionais da época, o Hotel Europa, que foi propriedade de Paulo Villac, na Rua Do Commércio (Dr. Quirino), esquina do Beco do Caracol (Benjamin Constant), após o falecimento de seu dono, assumiu D. Maria Luíza Villac. Além de outros, em 1870, o de Frederico Theotônio da Silva Capilé, que chegou a ser preso por jogatina em seu estabelecimento, conforme está no jornal “Gazeta de Campinas”, de fevereiro de 1872:

“AGRADECIMENTO – durante o tempo que estive na cadeia, por haver cedido minha casa para jogo, como o havia feito muita gente, fui visitado por inúmeras pessoas de minha amizade, e por isso venho hoje a imprensa manifestar-lhes minha gratidão e oferecer-lhes meus préstimos em tempo a lugar.

Campinas, 21 de fevereiro de 1872.

     Frederico Theotônio da Silva Capilé”

PPG - Almanaque 1899-1900 - Grande Hotel Paulista.JPG

 

De Joaquim Dias Ferraz, na Rua Do Commércio, n. 22; Pedro Stein, na Rua Da Pinga (Santa Cruz); Christiano Tanck, na Rua Da Constituição (Costa Aguiar); Domingos dos Santos Marques, falecido em 1914 & Monteiro, na Rua De São José (Treze de Maio); José Gomes de Macedo (Hotel do Comércio), na Rua Regente Feijó, n. 58;   Cândido José Alves Soares Braga, na Rua Do Pórtico (Ferreira Penteado, n. 19; Domingos Gomes da Silva, na Rua Da Constituição, n. 41; Joaquim de Carvalho (Lampião de Vermelho), na Rua Da Constituição, n.03;  Vicente Decourt, na Rua Do Pórtico, n. 79; Martinho Murbach (Hotel da Estrada de Ferro), na Saldanha Marinho n. 11; Manoel Ferreira Pinto – Rua Do Commércio, n. 143; Domingos Gomes – Rua Da Constituição, n. 54;

 

largo-da-estacao-1910

Podemos notar que o prédio do antigo Hotel Grigoletti, na Rua Treze de Maio, sofreu transformação radical. Mas o nome na fachada permaneceu, apesar de hoje não ser mais hotel.

Tivemos também o de Theodoro Alvarenga – Rua De São José (Treze de Maio), n. 29; de Pedro Lambungunt – Rua De São José, n. 01; Maria Franco do Carmo, Miguel Diz, José  Macedo Gomes, Teodoro Schroeder, Malvina de Sousa Leite, Madame Cases, Carlos Augusto de Campos, Pinaud Masseau, Maria Euphrosina Santos Marques, James Crook Arthur Vegglin.

 

album-de-propaganda-de-campinas-1930-24-172

 

album-de-propaganda-de-campinas-1930-25-172

Por aí, se vê que no período de trinta anos (1860-1880) Campinas, mantinha um número de hotéis, quase igual ou talvez superior ao que possuímos atualmente. Nem todos eram montados em prédios julgados suntuosos, embora todos eles com relativo conforto para época. O Hotel Universo era um dos melhores de Campinas, de boa categoria, onde se realizavam os banquetes e reuniões festivas dos campineiros. Em 09 de julho de 1879 foi concedida licença a João Camilo Giraud & Cia. para continuar com seu Hotel, à Rua Regente Feijó, 593, pertencera o estabelecimento a Miguel, fora também de José Macedo Gomes e seu principal chefe,  João Camilo Giraud, que em 1885 era o único proprietário, falecido em 22 de novembro de 1964. O prédio, posteriormente, foi adquirido pela família de Antônio Joaquim (Tonico) Ribeiro Júnior.

 

grande-hotel-de-franca-1

Até 1900 eram em número reduzido os hotéis na cidade. Entretanto, alguns ofereciam esmerado e completo serviço no gênero, como o Hotel de França, mantendo o “ar europeu” da época, instalado no prédio à rua Do Rosário (atual Av. Francisco Glycério) com serviços de restaurante, bar, confeitaria e pensões (comida) à domicílio, sem similar na à época e que se pode notar à frente do hotel. Outro fato a ressaltar são as senhoras e senhores bem trajados na soleira em contraste com alguns não tão bem vestidos no térreo. Foto do início do século XX mostra tudo isto.

 

Mai 11 -.JPG

Insira uma legenda

 

26-09 - efemeride 1.JPG

 

Hotel Pinheiro - CP 28-09-1982.JPG

 

Hotel Fonte São Paulo

Hotel Fonte São Paulo, na Av. Francisco Glycério.

Campinas Hotel. Foto:  Eurydes Fernandes.

Campinas Hotel. Foto: Eurydes Fernandes.

 

Hotel Paulista

Insira uma legenda

 

hotel1

Campinas Hotel

 

hotel

Campinas Hotel

 

Campinas Hotel, em 1924

Campinas Hotel

 

Campinas Hotel

Campinas Hotel 

 

Hotel Vitoria 2 RV CP 28-12-2003

Insira uma legenda

 

Bau de Histórias Hotel Vitoria 1 28-12-2003

Insira uma legenda

 

Hotel Vitória (4)

Antigo Hotel Victória

 

Hotel Vitória

Insira uma legenda

 

Hotel Vitória (5)

Hotel Victória, na Campos Salles.

 

Hotel Vitória (3)

Hotel Victória.

 

Numa época antes de se utilizar a classificação por “estrelas”, hotéis de alta qualidade eram considerados finos. O Hotel Terminus, inaugurado na década de 1940, foi o primeiro desse tipo a chegar a Campinas. O prédio foi construído por Miguel Vicente Cury e apresenta estilo art déco. Sua arquitetura chama a atenção pelos seus cantos arredondados, acompanhando sua implantação em esquina.

Hotel Términus (2)

Terminus

 

Hotel Términus - década de 1950

Terminus

 

Hotel Términus - Propaganda

Insira uma legenda

 

Hotel Fonte S. Paulo

Dados abaixo foram publicados em 1953 em livro de Alaôr Malta Guimarães.

meio-de-hospedagem-1951-1

Insira uma legenda

 

meio-de-hospedagem-1951-2

Insira uma legenda

 

meio-de-hospedagem-1951-3

Insira uma legenda

Anúncios

Um comentário em “Os antigos hotéis e pensões de Campinas

  • Muita saudade.O Hotel Vitória ficava duas quadras acima da mesma rua da minha casa: Rua Regente Feijó (1.210).Recordações da minha infância. Obrigada,BjVera​

    Curtido por 1 pessoa

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: