Prof. Ernesto Kuhlmann

Publicado 04/01/2017 por lcs2308

O Prof. Dr. Ernesto Kuhlmann, nasceu em 17 de março 1873, em São Matheus, Espírito Santo e faleceu em 26 de junho de 1937. Filho de Alberto e Josephine Beniche Kuhlmann. Advogado, professor, político e jornalista. 

 

ernesto.jpg

Ernesto

Casou-se em primeira núpcias, com Elisa Dwyer, falecida em 1923.

Deste matrimônio nasceu: * 1- Profa. Josephina Cândida Kuhlmann (26.11.1901-).

Casou-se em segunda núpcias com Maria das Dores (Quita) Motta Campos (1887, em Capivari-1931), filha de João Estanislau (Lau) de Campos Camargo e Alice Hortênsia da Motta Amaral.

Deste matrimônio nasceu: * 2- Ernesto Filho, casado com Barros Penteado, filha de Maria Barros e Hermano Penteado;

* 3- Maria Alice (17.07.1926), casada com Guilherme Augusto Paiva Castro (29.01.1921).

 

 

27 de junho de 1937.JPG

TRABALHADOR INFATIGÁVEL, EXERCEU O DR. ERNESTO KUHLMANN, PROSPECTIVIDADE EM VÁRIOS SETORES,  COMO,  JORNALISTA, COLABOROU EM DIVERSOS JORNAIS; ERA ADVOGADO BRILHANTE DO NOSSO FÓRUM.

A SUA TENDÊNCIA ESPIRITUAL SEMPRE SE VOLTOU, NO ENTANTO, PARA O MAGISTÉRIO. É EM  28 DE MAIO 1913, FOI NOMEADO, POR CONCURSO, PARA O “GYMNÁSIO DO ESTADO” (CULTO À CIÊNCIA), ONDE SE FIXARÁ DEFINITIVAMENTE , ONDE O SEU ESPÍRITO DE EXCEPCIONAL ELEVAÇÃO, NUM ÂMBITO MAIOR DE TRABALHO, DE CULTURA, DE BELEZA E DE BONDADE, soube dignificar a cátedra que ocupou por 24 anos, havendo ainda substituído alguns lentes.

sem-titulo

A SUA CADEIRA NO GYMNÁSIO ERA O PONTO DE CONVERGÊNCIA DE TODO O MUNDO INTELECTUAL DE CAMPINAS, GERAÇÕES DE PESSOAS, HOJE EXERCEM/EXERCIAM SUAS ATIVIDADES NOS MEIOS INTELECTUAIS. FOI PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS, ONDE A MORTE O ACOLHEU, ERA AINDA, SÓCIO DE TODAS AS ASSOCIAÇÕES BENEFICENTES.

996024_383672758429597_94063577_n.jpg

 TENDO TOMADO PARTE SEQUENTE NA CAMPANHA CIVILISTA, AO LADO DE RUY, E, FOI UM DOS MAIS PRESTIMOSO CORRELIGIONÁRIOS DO ‘PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA (P.R.P)’.  SENDO, POR DIVERSAS VEZES, ADESIVAMENTE REELEITO PARA UMA CADEIRA DE VEREADOR, NA REPÚBLICA VELHA, VINDO A MORTE O ACOLHER, NO POSTO DE LÍDER DA REPRESENTAÇÃO REPUBLICANA  NA CÂMARA MUNICIPAL , EM CUJA COMISSÃO DE FINANÇAS, TINHA ASSENTO CRENTE E FERVOROSO. MORREU CONFORTADO COM TODOS OS SACRAMENTOS DA IGREJA.

ernesto-kuhlmann-bio

O Dr. Ernesto Kuhlmann, a longos anos residente em Campinas, aqui ganhou fama de distinto advogado, notável professor e um dos esteios do P.R.P local. Fez a campanha de Canudos, para o que interrompeu os seus estudos, reencetada depois com brilhantismo, foi redator do “O Estado de São Paulo”, redator de vários jornais locais, tomando parte ativa na Campanha Civilista, em memorável concurso, conseguiu a cadeira de alemão, em em vários estabelecimentos de ensino desta cidade. Foi Juiz de Paz em São Paulo, e nesta cidade em 1928, 1º suplente de Delegado Regional, foi vereador dos mais distintos da Câmara Municipal, onde desempenhou brilhante e cabal ao seu mandato, ocupando o lugar de presidente das comissões de Redação, Justiça, Finanças e Contas. Graças à sua competência profissional, em grande número de recurso interpostos perante o Tribunal de Justiça do Estado, referentes às eleições municipais, obteve ganho de causa.

 

 

 

FONTES

<http://www.jusbrasil.com.br/diarios/3971596/pg-21-diario-oficial-diario-oficial-do-estado-de-sao-paulo-dosp-de-14-07-1937&gt;

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: