Hilario da Silva Miranda Filho

Publicado 24/01/2017 por lcs2308

Hilário da Silva Miranda Filho, nasceu em Assunção, no Paraguai, em 12 de fevereiro de 1943, onde seu pai, Hilário da Silva Miranda, pesquisador do Instituto Agronômico, participava de uma missão cultural junto ao governo daquele país.

Neto materno de: Carlos Coelho e Miquelina de Soouza Coelho;

Em 1944, a família retornou ao Brasil. Hilário estudou em Campinas, até sua entrada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, onde se graduou na turma de 1966, na diversificação de Fitotecnia.
Após breve passagem em firma de fertilizantes, entrou em setembro de 1967, inicialmente como estagiário na Seção Raízes e Tubérculos, até ser em maio de 1968, como Pesquisador Científico na mesma Seção, onde permanece até a presente data. Hoje como Centro de Horticultura do Instituto Agronômico integrante da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Na Seção Raízes e Tubérculos, Hilário acompanhou os trabalhos desenvolvidos pelo Dr. O. J. Boock, especialista em batata, principalmente nas áreas de melhoramento genético, incluindo a avaliação de cultivares, produção de batata semente, nutrição e adubação, tendo liderado o setor depois da aposentadoria de Dr. Boock.

Em 1972, participou na Holanda do “Primeiro Curso Internacional de Produção de Batata”, seguido de treinamento individual o Eng. H.P Beukema, permanecendo naquele país por um total de 6 meses. Em 1975, participou de treinamento no “Centro Internacional de la Papa” em Lima Peru. De 1978 a 1980, estudou na Universidade de Wisconsin, sob a orientação de S. J. Peloquin.

Quando o assunto é batata, poucas pessoas são lembradas de imediato como Hilário Miranda.  A maior parte de seus trabalhos de pesquisa foi realizado em propriedades particulares, com agricultora de todos os níveis de tecnologia. Hilário Miranda possui, entre artigos científicos, apresentação em congressos, capítulos de livros, boletins técnicos mais de 150 trabalhos publicados, inclusive a excelente publicação da ABBA sobre Rhizoctonia em batata.

 

14650086_1722240918100122_8093670191081509669_n.jpg

Insira uma legenda

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: