SHC

22141303_1930172270640318_8840420636018580278_n
Baile em 11/10/1952, no Teatro Municipal.

20170910_153923-1

 

20170910_153902-1

 

Tudo começou em 27 de outubro de 1948, na antiga Cantina Sorrento, na esquina das ruas Thomaz Alves e Dr. Quirino, no centro histórico de Campinas, onde oito pioneiros, coordenados pelo então Major Job de Figueiredo, da Coudelaria do Exército de Campinas, fundavam a Sociedade Hípica de Campinas.

 

A primeira assembleia de associados foi realizada em 21 de dezembro de 1948, com a participação de cento e trinta e três (133) sócios-fundadores, na oportunidade, foi eleito como primeiro presidente, o criador de cavalos de raça Fernão Pompêo de Camargo, proprietário da Fazenda Sete Quedas. Entre os fundadores, constavam apenas uma mulher, que se tornou a primeira associada, Maria Regina Costa, filha do Empresário Firmino Costa que mais tarde viria a se tornar esposa do Empresário Antônio Ermírio de Moraes.

 

Com muito empenho e dedicação dos fundadores foi adquirida em 1953, a área atualmente ocupada pelo clube, de Luís Gastão Vidigal proprietário da antiga Fazenda Lapa.

 

Coube ao médico e ex-presidente Décio Bierrenbach de Castro o início da implantação da sede de campo. Sucedeu Castro, Fernando Monteiro cavalheiro da Hípica. Logo a seguir assumiu a presidência Flávio da Rosa Andrade Junqueira, engenheiro agrônomo e fazendeiro, um homem de vontade férrea que emprestou todo o vigor de sua paixão pela hípica. Realizou os primeiros concursos hípicos, baile de Debutantes, Baile de Aniversário do Clube com grande pompa e estilo no tradicional Teatro Municipal de Campinas, de triste memória.

 

Foi no entanto, o médico Octávio Bierrenbach de Castro, que em três mandatos consecutivos (1962-1967), construiu a imponente sede em estilo colonial.

 

Em 1968, foi eleito presidente Hênio de Moraes Siqueira, jurista e professor universitário, como cavalheiro e um dos pioneiros da fundação do clube, Siqueira tratou nos seus dois mandatos sucessivos, os eventos tradicionais na hípica, dando a eles notoriedade. Foram realizados muitos eventos, todos eles em traje a rigor.

 

José Luís Fernando Rogê Ferreira, assume a presidência em 1972 cumprindo dois mandato. O “Sr. Rogê” , como era chamado pelos associados e funcionários da Hípica, voltaria a assumir a presidência em 1983, após cumprir seu terceiro mandato, é reeleito para cumprir o quatro mandato, cujo período de gestão iniciaria em 1° de janeiro de 1986. O seu destino, porém estava traçado e faleceu em 26 de dezembro de 1985.

 

Em 1976, após dois mandatos consecutivos de Rogê Ferreira, foi eleito presidente, o médico e sócio-fundador Jorge Machado Ferreira, que após oito meses se afastou, e foi sucedido por Osvaldo Urbano, empresário. Eleito novamente em 1978 cumpriu esse mandato realizando importantes obras no clube. Em 1979 nas eleições foi eleito o advogado e professor universitário Anníbal de Lemos Couto para a presidência. Em 1986 em substituição ao Sr. Rogê Ferreira, que eleito não chegou a assumir pelo seu falecimento, assim o Conselho Deliberativo o sócio-fundador e cavalheiro Guilherme Herculano (Guilano) Pompêo de Camargo.

 

O “Clube Empresa” teve início com a gestão do esportista e advogado Hamilton de Oliveira, em seguida o engenheiro e empresário Peter B. B. Walker, deu sequência as obras do parque aquático, construindo as piscinas recreativas. Na sua sucessão, foi eleito o engenheiro, Bacharel em Ciências Jurídicas e Empresário Elvino Silva Neto. Neto foi eleito eleito para o segundo mandato que teve início em 1998, dando sequência à gestão participativa que havia iniciado no primeiro. Para a gestão de 2001 foi eleito presidente Raul Teixeira Penteado, daí pra cá, ocorreu muita coisa – atualmente preside a Sra. Maria Stella Rogê Ferreira Grieco.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s