Sobre

Página idealizada pelo pesquisador campineiro, Lucas Camargo, nascido em 23 de agosto.

 

CAMPINAS DE OUTRORA · Cultuarei fatos históricos de Campinas (SP) através de fotos, livros, curiosidades e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lubrasil.camargo23@r7.com

 

Campinas, localiza-se a noroeste da capital do Estado, distando desta cerca de 96 quilômetros. Ocupa uma área de 794,433 quilômetros quadrados, sendo que 238,323 quilômetros quadrados estão em perímetro urbano e os 556,111 quilômetros quadrados restantes constituem a zona rural. Em 2013, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1 144 862 habitantes,sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital) e o 14º de todo o país.

A data da fundação do povoado de Campinas, 14 de julho de 1774, corresponde ao dia em que Frei Antônio de Pádua celebrou a primeira missa.
A capela em que esta missa aconteceu era modesta, estreita e baixa, coberta de sapé e com paredes de barrotes roliços. Tinha sido levantada provisoriamente em 1774 e existiu até 1781, ano em que ocorreu a inauguração da Igreja-Matriz (onde fica a atual Basílica do Carmo).
A capela provisória da primeira missa não deve ser confundida com a Capela de Santa Cruz. Esta última é uma construção do século XIX ainda existente, situada defronte à Praça XV de Novembro, esquina com rua Santa Cruz, no bairro do Cambuí.
A capela da primeira missa ficava em um dos extremos da atual Praça Bento Quirino, no local em que presentemente se situa o Monumento-túmulo de Carlos Gomes. Antes da construção deste monumento, inaugurado em 1905, aí existira a Casa da Câmara e da Cadeia, que funcionara de 1829 a 1896, quando o Fórum e a “Cadeia Nova” foram transferidos para o prédio planejado por Ramos de Azevedo, na avenida Andrade Neves.

Episódio retratado em linhas poéticas pelo jornalista e historiador Jolumá Brito, em sua reconstituição da história da cidade afeita àquele modo peculiar de tecer a história de um povo pelo prisma de suas glórias e eventos que o dignifiquem:

“(…)
As paredes de troncos retorcidos
Todas tecidas de cipó fizeram.
E os pelotes de barro que amassaram
Com o próprio suor argamassaram
Levantando a pequena Santa Cruz
Em louvor da Senhora Conceição
Dos campinhos do antigo Mato-Grosso.

Em mil e setecentos e setenta e quatro
A capelinha simples e humilde,
Na sua nave pobre e majestosa,
Grande e majestosa pela fé
Recebe o beijo dos joelhos santos
De Frei Antônio Pádua de Teixeira!

Foi a primeira missa assim rezada
Na milagrosa terra campineira!
(…)” (BRITO, 1956: p.11)

Referências Bibliográficas:

BRITO, Jolumá. História da Cidade de Campinas. 1º vol. Campinas, 1956.
CAMPOS JR, Teodoro de Sousa Campos. “História da Fundação de Campinas (Subsídios)” in Monografia Histórica do Município de Campinas. Rio de Janeiro: IBGE, 1952.
GOULART, Edmo. Campinas: Ruas da Época Imperial. Campinas: Maranata, 1983.
MONTEIRO FILHO, João Caetano. “Quatorze de Julho”, Série: Nomenclatura de Personagens, Logradouros e Municípios, Fundo João Caetano Monteiro Filho. Arquivos Históricos – Centro de Memória (UNICAMP)
VILLAGELIN, Arthur. “Rua Quatorze de Julho”, Série: Ruas de Campinas, Coleção Arthur Pereira Villagelin. Arquivos Históricos – Centro de Memória (UNICAMP)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campinas

37 comentários em “Sobre

  • Parabéns Lucas !!! Adorei a sua página. Continue assim, pois é muito importante para Campinas ter você a divulgando.
    Campinas faz parte da família do meu marido, pois Barreto Leme é seu 6º avô.Bjs. Vera

    Curtido por 1 pessoa

  • Procuro há algum tempo alguma foto da antiga fabrica da COCA COLA que existiu na avenida Imperatriz Leopoldina, hoje no local existe um condomínio denominado Jardins do Taquaral. por acaso vocês dispõe de alguma foto deste logradouro?

    Curtido por 1 pessoa

  • Gostaria de saber se há fotos antigas da casa que houve na Rua Cônego Scipião, 138. Era muito interessante porque o telhado tinha duas janelas de sótão, uma na frente e outra nos fundos, além de que perpendicular a estas junto com a parede, havia uma sacada. Foi demolida por volta de 1979 em tempo recorde. Acho que era única (ou quase) no seu gênero.

    Curtido por 1 pessoa

  • Lucas

    Voce faz um trabalho que também aprecio muito:contar histórias,das famílias da nossa cidade.Tem toda minha admiração,porque voce é jovem e batalhador,sabe aproveitar bem seu tempo,porque tempo é preciosidade.Continue assim,ainda tem muita estrada pela frente…assim houvesse no mundo mais pessoas que nem voce.
    Beijos no seu coração…
    Sonia Novaes

    Curtido por 1 pessoa

  • Olá, procuro por ex funcionário da Refinaria Perola em Taquaral,SP,nome João Rodrigues dos Santos que tem irmã de nome Angela Rodrigues dos Santos filhos de Euda Rodrigues dos Santos e José Pereira Dias, estou prestando um favor à um conhecido o José Pereira com 70 anos para encontrar seus familiares; desde já agradeço em que puder ajudar.Grato.

    Curtido por 1 pessoa

  • Solicito aos autores da publicação, por favor, mais informações sobre a família do vereador de Campinas em 1883, tenente Joaquim Antonio de Almeida Sobrinho, já que trata-se de família de meus ancestrais. Procuro todos os registros possíveis do tio homônimo deste Tenente ! Agradeço por qualquer indicação,

    Clovis Manoel Pena – Curitiba, Paraná – clovispena@hotmail.com

    Curtido por 1 pessoa

  • Bom dia,

    Sou docente e pesquisador, gostaria de saber sobre possíveis materiais sobre o Ginásio Bento Quirino e prédio na rua Culto a Ciência.

    Este prédio está sem uso atualmente, dada a saída do Cotuca, aonde este está comemorando em 2017, 50 anos de existência.

    Abrçs e obrigado

    Curtido por 1 pessoa

  • Olá, boa noite
    Sou sobrinho bisneto do casal Julia Franco de Andrade Cesarino e Antônio Ferreira Cesarino. Gostaria de saber onde você conseguiu essa imagem deles e se vc poderia me dar mais informações a respeito deles.
    Minha avó, sobrinha da Júlia ainda vive e lembra muito da tia e principalmente do filho deles, o prof dr. Antonio Ferreira Cesarino Junior, o qual tive o privilégio de conviver.
    Abcs
    Rafael.

    Curtido por 1 pessoa

  • Saudações de alguém que já morou em Campinas há tempos e viu praticamente todo o patrimônio histórico local ser dilapidado.

    Gostaria de saber se possui você informações a respeito da casa que existiu até início de 1979 no número 138 da Rua Cônego Cipião, no centro da cidade, de frente ao Viaduto Miguel Vicente Cury. Esclareço que ela possuía um particular no telhado, com duas janelas e uma sacada no sótão (as janelas eram paralelas, uma na frente, outra nos fundos, enquanto a sacada, perpendicular a elas, era sobre a varanda da entrada. Foi uma perda irreparável, pois, embora faltassem duas carreiras de telhas na parte frontal do telhado, quando este foi retirado deu para perceber que o teto de madeira não apresentava nenhum dano (somem-se a isto chuvas e chuvas várias desde quando comecei a morar na cidade, isto é, em 1973). Só me mudei para Brasília em 1995, onde resido até hoje. Para mim, as construções aqui não apresentam nenhum encanto: é tudo muito apático e mal feito (mesmo as obras do Niemeyer, idolatradas por alguns).

    Atenciosamente

    Marcelo

    Curtido por 1 pessoa

  • Olá, meu nome é Eros Vizel, trabalho do Departamento de Turismo de Campinas e quero parabenizá-lo pelo blog…pela pesquisa e, principalmente, pela generosa iniciativa.
    Há algum tempo estamos trabalhando num programa de turismo chamado “Conheça Campinas” que tem como propósito resgatar e valorizar o patrimônio cultural de Campinas. Seu projeto está totalmente alinhado ao nosso trabalho, por isso gostaria de conversar com vc para compartilhar informações informações, pesquisas, projetos, iconografia…enfim temos muitos assuntos legais para conversar. Abraço. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  • Boa noite luca, estou fazendo uma pesquisa sobre minha familia, tenho alguns nomes, Arlindo joaquim de lemos Antonia Proença de lemos, são muitas coisas aqui no site, e nao conseguir achar

    Curtido por 1 pessoa

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: